TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho - Vasos E Caldeiras

Trabalho Escolar: Segurança Do Trabalho - Vasos E Caldeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 4

2. Para o cálculo da PMTA é considerado apenas as dimensões e geometria de cada parte específica da caldeira, ou seja, o diâmetro e a espessura das suas partes.

UNIDADE I

VASOS E CALDEIRAS

Atividade 1 - Nesta unidade iremos refletir sobre as atividades relacionadas à presença de vasos e caldeiras em uma empresa. Lembre-se que estas atividades podem vir a ser explosivas, obviamente se não houver os cuidados necessários. Todo o trabalho é relacionado a prevenir o acidente, pois este normalmente quando ocorre é fatal.

A partir da leitura da Unidade I – Caldeiras e Vasos de Pressão, julgue os itens abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e justifique.

1. Pressão Máxima de Trabalho Permitida (PMTP), ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA), é o maior valor de pressão compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais. Verdadeiro

Justificativa: 13.1.3 Pressão Máxima de Trabalho Permitida - PMTP ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível - PMTA é o maior valor de pressão compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais

2. Para o cálculo da PMTA é considerado apenas as dimensões e geometria de cada parte específica da caldeira, ou seja, o diâmetro e a espessura das suas partes.

Justificativa:

3. Os documentos que acompanham a caldeira obrigatoriamente quando esta é vendida são o Registro de Segurança e o Projeto de Instalação.

Justificativa:

4. A placa de identificação afixada no corpo da Caldeira é necessária para manter a rastreabilidade das informações sobre a Máquina, pois nela consta dados sobre o Fabricante, ano de fabricação, pressão de trabalho admissível, entre outras.

Justificativa:

5. O fato de um trabalhador operar uma Caldeira de categoria “I” ou “II” sem treinamento de segurança na operação de unidades de processos constitui um risco grave e iminente.

Justificativa:

6. As Caldeiras classificadas como Categoria “A” são aquelas com Pressão acima de 1960 KPa e volume interno superior a 100 litros.

Justificativa:

7. Cabe ao Profissional Habilitado (PH) a responsabilidade apenas das manutenções e inspeções da Caldeira.

Justificativa:

8. A redução da pressão de operação (quando possível), o emprego de combustível de melhor qualidade e o aperfeiçoamento dos sistemas de controle constituem algumas medidas que permitem a atenuação dos riscos ao se operar uma Caldeira.

Justificativa:

9. O operador de Caldeira deve cumprir um estágio prático supervisionado na operação da Caldeira que irá operar, com duração mínima de: 80 horas, caso seja uma Caldeira Categoria “A”, 60 horas, caso seja uma Caldeira Categoria “B” ou 40 horas, caso seja uma Caldeira Categoria “C”.

Justificativa:

10. A avaliação de integridade deve ser realizada na Caldeira que completar 20 anos de uso, a fim de determinar a vida remanescente da mesma.

Justificativa:

11. O Teste de Acumulação é feito para verificar se a válvula (ou válvulas) de segurança instalada em caldeiras tem capacidade de descarregar todo o vapor gerado, na má¬xima taxa de queima, sem permitir que a pressão interna suba para valores acima dos valores considerados no proje¬to.

Justificativa:

12. A operação de caldeiras exige do técnico um completo conhecimento de todos os recursos disponíveis, bem como uma noção dos riscos inerentes a esta atividade, a serem obtidos com a realização de cursos específicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com