TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança No Trabalho

Casos: Segurança No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.754 Palavras (12 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

A qualidade de vida como prioridade dentro da organização tem como conseqüência um aumento da produtividade,que por conseguinte gera lucro pra empresa.Sendo assim,há algumas formas de de oferecer qualidade de vida no ambiente de trabalho.

O custo para manter a qualidade de vida no trabalho,chega a ser um investimento,porque um trabalhador saudável fisicamente e psicologicamente trabalha motivado e beneficia tanto a si próprio quanto a empresa que faz parte.

Um acidente pode ser definido como um acontecimento imprevisto, casual ou não, que resulta em ferimento, dano, estrago, prejuízo, avaria, ruína etc. Nesse sentido, é muito importante observar que um acidente não é simples obra do acaso e pode trazer conseqüências indesejáveis. Em outras palavras: acidentes podem ser previstos. E, se podem ser previstos, podem ser evitados!

No ambiente de trabalho, pode ocorrer o mesmo. Hoje, cada vez mais pessoas deixam o serviço por conta de acidentes de trabalho que, com a mínima atenção e cuidado, poderiam ter sido evitados.

O desenvolvimento representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorando os resultados e consequentemente gerando um bom clima organizacional.

Investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na qualidade de serviços que determinada empresa oferece, porém, esse investimento deve privilegiar todas as pessoas que participam da organização, pois os resultados decorrem das atividades do coletivo.

Desenvolvimento de Pessoas

Para inserir a estratégia de crescimento da companhia em suas atividades, o RH envolve todos níveis da organização no desenho de plano de ações que contemple a participação de todos os colaboradores.

• Atrair,reter e engajar profissionais com potencial de crescimento;

• Identificar e desenvolver a próxima geração de l´deres;

• Acelerar a curva de aprendizado dos novos colaboradores;

• Multiplicar e disseminar o conhecimento existente na companhia.

Sempre que possível a GE Celma privilegia o desenvolvimento interno de seu time.

Dinâmica de grupo no processo seletivo

A dinâmica de grupo, no processo seletivo, permite que a pessoa seja avaliada enquanto indivíduo e enquanto grupo. Este fator será muito importante para a psicologia organizacional, na medida em que a dinâmica se constitui como uma ferramenta disponível para a realização de uma avaliação que selecionará a pessoa adequada ao determinado perfil da empresa.

- Oportunidade de demonstrar seu comportamento e como se relaciona em grupo.

- Em entrevistas individuais, os candidatos não têm tantas chances de emitir opiniões e exteriorizar aspectos de comportamento como liderança, empreendedorismo, criatividade, capacidade de atuar em situações-limite.

- A dinâmica pode ser aproveitada para candidatos conhecerem outras pessoas, trocarem ideias, fazerem networking.

- A cada dinâmica, o candidato consegue aprimorar sua capacidade de se incluir e de trabalhar em grupo.

- Por ser um processo de várias horas, a dinâmica não permite que o candidato se porte de uma maneira “treinada” por muito tempo. A real essência de cada um sempre vem à tona.

 Qualidade de vida e Segurança no trabalho

O tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é tratado sob inúmeros aspectos. As definições

de QVT vão desde os cuidados estabelecidos pela legislação médica e a segurança do

trabalho, até as atividades destinadas aos empregados e empregadores em áreas como lazer,

a motivação, entre outras.

A Integração de trabalhadores tem como objetivo propiciar aos novos trabalhadores, além do seu acolhimento, informações básicas e necessárias sobre a instituição,sua cultura e funcionamento, normas e regulamentos, bem como a historia da instituição.Assim, há um ganha-ganha em ambos os lados. Muitas empresas, porém, não despertaram para as vantagens de se realizar a Integração de Novos Colaboradores, achando que receber o indivíduo é uma tarefa corriqueira e sem importância. Ao contrário disso, podemos definir a Integração como uma prática estratégica dentro das organizações. Veja porque: - quando o processo de Integração de Novos Colaboradores é realizado corretamente, induz o colaborador a ser mais produtivo em um espaço de tempo menor; - evita erros na execução das tarefas do novo colaborador e por conseqüência, mantém a agilidade diante do cliente; - diminui a ansiedade do novo colega, deixando-o mais tranqüilo e apto a captar todas as informações repassadas pela empresa; - fortalece a imagem da empresa tanto para o novo colaborador, quanto externamente; - faz com que o novo colaborador caminhe rumo aos objetivos e a filosofia da empresa, do contrário, ele dificilmente se adaptará a ela; - proporciona o bem-estar do novo colaborador diante dos seus colegas de trabalho. É oportuno salientar que a Integração do Novo Colaborador não acontece somente no primeiro dia de trabalho dele e sim até o término do seu contrato de experiência. No decorrer do período de experiência, é fundamental que o responsável pela Gestão de Pessoas dê feedback ao novo colaborador, porque assim é informado a ele como foi sua performance profissional até o momento e que pontos ele ainda precisa lapidar para desempenhar sua função com eficácia. Caso a empresa não possua o Departamento de Gestão de Pessoas, o feedback pode ser dado pelo Supervisor imediato do colaborador ou por outra pessoa designada, desde que tenha conhecimento do seu desempenho. Como vimos, os benefícios de uma Integração, se bem feita, são inúmeros, pois são bons para a empresa e para o novo colaborador. Sendo assim, é imprescindível que sua empresa deixe de ver a Integração como algo sem importância e passe a tratá-la como algo estratégico na concretização de resultados satisfatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com