TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança No Trabalho

Trabalho Escolar: Segurança No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  204 Visualizações

INTRODUÇÃO

A Segurança do Trabalho tem por finalidade a prevenção de acidentes do trabalho e as suas consequências negativas sobre a saúde do trabalhador. O Acidente do Trabalho, bem como a Doença do Trabalho, são eventos indesejáveis que surgem no decorrer da jornada de trabalho. O ser humano, para satisfazer as suas necessidades, precisa utilizar diversos bens materiais que, em grande parte, não são encontrados na natureza. Assim, para conseguir esses bens, precisa da realização de uma série de processos de trabalho, através do uso de máquinas, ferramentas, equipamentos e da sua própria força de trabalho, para transformar essas matérias-primas existentes na natureza em bens que satisfaçam as suas necessidades.

A prevenção dos acidentes e das doenças no trabalho tem como base a identificação dos perigos existentes em todos os locais de trabalho, nas tarefas executadas e nos produtos, equipamentos e ferramentas utilizadas. Os perigos representam uma ameaça à saúde e a integridade física dos trabalhadores e prejudicam as empresas e a sociedade como um todo. Todo trabalhador está exposto a esses perigos, uma vez que ele encontra inúmeros fatores de riscos, que podem criar condições propícias para a ocorrência de acidentes e consequentemente uma lesão.

Assim, a prevenção de acidentes se torna necessário para o empregado e para o empregador, visto que, um trabalhador acidentado ou precocemente aposentado por incapacitação permanente afeta indiretamente toda a população, pois é um a menos a contribuir no aumento da produção.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com