TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Publica

Casos: Segurança Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Nos anos 80 as novas tecnologias de informação possibilitaram redefinições e reconfigurações dos mídias, principalmente da mídia eletrônica. O ciclo de retroalimentação dos usuários com as máquinas, com os mídias é interativo, é de compartilhamento e no mercado são ofertadas várias maneiras de produção e consumo de produtos culturais. Assim são modificados os modos de reprodução, de nascimento, crescimento, envelhecimento e óbito da raça humana. Da mesma forma são modificados os modos de educação, saúde, segurança, trabalho, lazer e consumo da sociedade no final do século XX. É neste contexto que se deve investigar a comunicação social, é fazer revelações cotidianas da recepção, dos valores de troca e uso dos bens culturais circulantes no mundo globalizado.

Antes de mais nada é preciso dizer que a comunicação é uma necessidade inerente de qualquer ser humano. O homem das cavernas, deixou sua história contada. No momento que dois ou mais seres humanos se encontram necessariamente a comunicação passa a ser vital para a convivência e reprodução deste grupo social. Agora, quanto mais organizada for uma sociedade humana mais complexos serão os seus sistemas de comunicação e mais complexa será a sua compreensão.

Mas só no início do século XX surgem as primeiras preocupações em estudar os fenômenos da comunicação e as novas tecnologias na sociedade urbana industrial. A mídia impressa já estava consolidada, o cinema e o rádio começavam a se popularizar, nos anos 50 e com o surgimento da televisão, ocorrem grandes transformações na produção, circulação e recepção das mensagens midiáticas.

É na primeira metade do século XX que ocorrem grandes mudanças nas tendências dos estudos em comunicação quando então se intensificam as linhas de pesquisas quantitativas para atender à demanda do mercado. A publicidade empregava estratégias para aumentar o consumo dos produtos industriais. A preocupação com o avanço da propaganda política e os estudos de opiniões deram novos rumos às pesquisas em comunicação. Foi então que surgiram as primeiras pesquisas sistematizadas no campo da comunicação, com o objetivo de conhecer os efeitos dos meios da comunicação de massa.

A depressão econômica de 1929 nos Estados Unidos, as duas guerras mundiais, a guerra fria entre países capitalistas e socialistas polarizados pelos EUA e pela ex-URSS, geraram nos meios acadêmicos, em núcleos de pesquisas das ciências humanas e áreas afins preocupações no sentido de conhecer, os efeitos dos meios de comunicação social sobre a audiência.

Os estudos para um melhor desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da comunicação têm despertado interesses em várias áreas, consequentemente são muitos os conceitos e modelos propostos para os estudos e pesquisas da comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com