TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do Trabalho

Por:   •  3/3/2016  •  Exam  •  3.647 Palavras (15 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 15

IMPORTANTE

Após concluir todas as atividades listadas abaixo neste caderno de questões deverá fazer o envio da mesma para a central através do email atendimento@cepe






dcursosead.com.br em até 48 horas receberá a resposta de todas as atividades junto com a liberação para fazer sua avaliação final. Lembramos que deverá responder todas as atividades, mais que Três questões em branco o caderno de questão não será corrigido. O papel destas atividades e você atestar o aprendizado dos conteúdos e dado a isso tem caráter

obrigatório, mesmo que em alguma atividade não tenha certeza sobre a resposta coloque o que você compreende sobre a mesma, pois antes da avaliação receberá a correção delas.

ATIVIDADES

  1. Em 1802, foi aprovada a “lei de saúde e moral dos aprendizes”, que foi a primeira lei de proteção aos trabalhadores. O que essa lei estabelecia?

O limite de 12 hora de trabalho diário ,proibia o trabalho noturno,obrigava os empregados a lavar as paredes duas vezes por ano ,e tornava obrigatória a ventilação na fabrica.

  1. Qual a diferença entre proteção ao meio ambiente de trabalho e a proteção do direito do trabalho?

Proteção ao meio ambiente;protege o trabalhador de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho,tenta evitar acidentes ou doenças.

Proteçâo  do direito do trabalho;  protege os tabalhadores caso sofram algum acidente o u doenças relacionada ao trabalho, protege os direitos dos trabalhadores caso ocorra acidente ou doença devido ao trabalho.

  1. epara verdadeiro e F para falso:
  1. (  v  ) O alto investimento na prevenção de acidentes por parte das empresas;
  2. ( v   )Os problemas culturais que ainda influenciam a postura das classes patronal e profissional no que diz respeito à não priorização da prevenção dos acidentes laborais;
  3. ( f   )A ineficiência dos Poderes públicos quanto ao estabelecimento de políticas preventivas e fiscalização dos ambientes de trabalho;
  4. (  v  )Os maquinários e implementos agrícolas adequados pelos fabricantes que cumprem corretamente as normas de segurança e orientações previstas em lei;
  5.    v ) A precariedade das condições de trabalho por conta de práticas equivocadas de flexibilização do Direito do Trabalho.
  1. Qual a finalidade das campanhas preventivas de segurança do trabalho?

É fazer com que o trabalhador tenha consciência da importância do uso dos equipamentos de proteção individual.EPI,s.Pois, além de ser uma obrigação o uso dos epi.s é uma exigência legal,e é uma obrigação tanto do empregador como do empregado,sendo assim podem evitar muito acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

  1. Cite as principais doenças ocupacionais de acordo com as estatísticas.

Perda auditiva induzida pelo ruído, Lesão por esforço repetitivo, Doenças da coluna.

  1. Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) explique o que é?

 É a diminuição progressiva auditiva,conseqüência da exposição continuada a níveis elevados de pressão sonoras.

  1. Quais são as principais características da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR)?

São sempre neurossensorial por comprometer as células do órgão do córti,quase sempre bilateral ,por atingir ouvidos direitos e esquerdo,com perdas semelhantes ,uma vez instalada,irreversível,por atingir a cóclea.

  1. O que são as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ?

São enfermidades que podem acometer tendões,articulações,nervos,ligamentos isoladas ou associadamente, com ou sem degeneração dos tecidos,atingindo na maioria das vezes os membros superiores.

  1. O que são Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)?

São síndromes clinicas,dores crônicas ,acompanhada ou não por modificações objetivas

  1. Quando a doença profissional ou do trabalho será caracterizada?

Quando diagnosticada a intoxicação ou afecção.

  1. Sobre as doenças que podem estar relacionadas ao trabalho, assinale V para verdadeiro e F para falso:
  1. (  V ) Doenças infecciosas e parasitárias seriam: tuberculose, carbúnculo, brucelose, leptospirose, tétano, entre outros.
  2. (  V ) Neoplasias / tumores /neoplasia maligna seriam: estomago, pâncreas, cavidade nasal, seios da face, laringe, brônquios e pulmões, ossos, etc.
  3. (  F  ) Doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos seriam: demência em outras doenças específicas classificadas em outros locais
  4. (V)
  5. (  V  ) Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas seriam: hipotireoidismo a substâncias exógenas; outras porfirias.
  6. (    F ) Transtornos mentais e do comportamento seriam: conjuntivite; ceratite e ceratoconjuntivite, entre outros.
  1. O Acidente de Trajeto é uma interpretação da lei que equipara a acidente de trabalho, para ser considerado acidente de trajeto deverá ser?

Deverá ser o trajeto normal, isto é o caminho percorrido pelo empregado diariamente,não necessariamente o mais curto, mais o obrigatório.

  1. A doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada de que forma?

Doenças adquiridas pelas condições especiais em que o trabalho é realizado.

  1. A doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada de que forma?

Pelas condições que o trabalho é realizado, o trabalho pode agredir a saúde do trabalhador quando não respeita os limites do mesmo.

  1. O que é a Comissão Interna de prevenção de Acidentes (CIPA)? E qual seu objetivo?

É uma comissão formada por representantes do empregador e dos empregados, e tem como objetivos a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais decorrentes do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (742.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com