TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do trabalho

Por:   •  17/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 7

ANGELA MARIA NARCISA COSTA

NORMAR E ATRIBUTOS QUE EMPRESA E FUNCIONÁRIO PRECISAM CUMPRIR

GUARANTÃ DO NORTE MT

2012


ANGELA MARIA NARCISA COSTA

NORMAR E ATRIBUTOS QUE EMPRESA E FUNCIONÁRIO PRECISAM CUMPRIR

Trabalho apresentado ao colégio Rui Barbosa com requisito a aprovação o curso técnico de Segurança do Trabalho disciplina Metodologia Cientifica sob orientação da professora Engenheira Agrônoma Débora Corize Anselmi

GUARANTÃ DO NORTE MT

2012


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

2 REVISÃO DE LITERATURA        

2.1 Dever da Empresa e Funcionário        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        


INTRODUÇÃO

As condições desfavoráveis nos locais de trabalho, como o ruído excessivo, o excesso de calor ou frio, a exposição a produtos químicos as vibrações e falta de equipamentos de segurança e entre outros, provocam tensões nos trabalhadores, e pode causar sérios acidentes de trabalhos. É oportuno mencionar que a lei nº 6.514 de 22 de dezembro de 1977, aborda os requisitos que empresa e funcionário precisam aderir em seu ambiente de trabalho. E tem como finalidade apontar a importância da segurança e medicina do trabalho, para os empregadores e funcionários, onde favorece para o desenvolvimento dos funcionários e o crescimento das empresas.

Os equipamentos de segurança individual (EPI’s) são equipamentos obrigatórios que a empresa deve fornecer gratuitamente aos seus funcionários e proporcionar informações correta sobre o uso este.

A empresa precisa ter equipamento de primeiro socorros para atender melhor seus funcionários caso ocorra acidente de trabalho. Os Primeiros Socorros são os atendimentos que faz necessário até chegada da equipe médica, que são prestados a uma vítima de acidente ou portador de mal súbito, para mantê-lo com vida. Estes atendimentos, quando aplicados de maneira correta, podem fazer a diferença entre a vida e a morte do acidentado.

Este trabalho tem por objetivo informar e esclarecer de forma rápida e objetiva a importância que tem a segurança e medicina do trabalho sob a lei nº 6.514 de 22 de dezembro de 1977.


2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Dever da Empresa e Funcionário

Toda empresa precisa estar apta com as leis e regulamento para prevenção de possíveis acidentes, onde precisa controlar orientar, coordenar e fiscalizar os seus trabalhadores. Para isso, é necessário aprender a identificar os riscos existentes no ambiente de trabalho e perceber se há possibilidade de riscos, para isso se faz necessário minimizar ou elimina lós do local de sua existência. Neste momento vale lembrar, se um acidente pode ser previsto ele pode ser evitado.

Cumpri assinalar, que as empresas se fazem necessário aderir à matéria de segurança e medicina do trabalho, onde deve orientar seus funcionários a fim de evitar qualquer tipo de acidente. E os funcionários devem acatar as normas exigidas pela empresa para sua segurança e bem estar.

É dever das empresas oferecer os equipamentos de segurança individual (EPI’s) aos seus funcionários, a fim de proporcionar a segurança a cada trabalhador. Para atender às necessidades das empresas e garantir, de fato, a segurança dos trabalhadores, os EPI’s devem apresentar inscrição do Cadastro de Registro do Fabricante (CRF) e do Certificado de Aprovação (CA). Além disso, é ideal que eles se ajustem ao usuário e ofereçam proteção contra os riscos para os quais foi fabricado.

Importante elencar que os funcionários da empresa devem ser orientados de forma correta de como e quando usar cada equipamento e de como limpa lós. Cabe ao empregador fornecer os IPIS gratuitamente aos funcionários.

Nem uma empresa poderá exercer quaisquer atividades sem o previa inspeção e aprovação da autoridade competente regional em caráter da matéria de segurança e medicina do trabalho

Se houver qualquer modificação seja ela nas instalações e equipamentos devera solicitar a Delegacia Regional do Trabalho.

O Delegado Regional do Trabalho poderá interditar qualquer estabelecimento se for detectado qualquer risco ao trabalhador.

Se houver interdição ou embargo do estabelecimento, os funcionários recebera seu salário normalmente como se estivesse em trabalho normal.

De acordo com o art. 168 toda empresa devera oferecer ao funcionário exames médicos por conta do empregador. Onde são obrigatórios na admissão, na demissão e periódicos e outros exames poderão ser exigidos a critério médico, para identificar o estado físico e mental do empregado para que seja apto ao cargo que ira exercer. No caso se o funcionário estiver exposto a agentes nocivos serão necessários exames de seis em seis meses e anualmente nos demais casos.

Toda empresa devera dispor de equipamentos necessários de primeiro socorros médicos. Os Primeiros Socorros são os atendimentos fundamentais prestados a uma vítima de acidente ou portador de mal súbito, para mantê-lo com vida. Estes atendimentos, quando aplicados de maneira correta, podem fazer a diferença entre a vida e a morte do acidentado, o primeiro socorro é a forma fundamental para a sobrevivência da vítima. São métodos aplicados para esperar a equipe médica chegar.

Como descrito o Art 170, as edificações deverão obedecer aos requisitos técnicos que garantam perfeita segurança aos que nelas trabalhem.

Como se observa toda construção deve obedecer às normas técnicas, a fim de proporcionar segurança aos trabalhadores. Ressaltando, que os pisos deve garantir segurança aos funcionários não podem apresentar depressões e nem alteração que venha provocar acidentes aos trabalhadores.

O local de trabalho deve manter se limpo e organizado, com pessoas conscientes, onde é fundamental para minimizar os acidentes de trabalho e impactos ao Meio Ambiente. No entanto, por incrível que pareça, essa não é uma tarefa fácil. A pressa, os prazos curtos, muitas vezes, colaboram para que cada vez mais as pessoas deixem de lado coisas simples, mas que podem colaborar com a limpeza e organização do local de trabalho, como limpar a mesa antes de ir para casa, separar o lixo antes de jogá-lo fora, dentre outras coisas que são fundamentais acatar em seu cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com