TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do trabalho

Por:   •  3/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  1.671 Visualizações

Página 1 de 3

Resuma o que pode ser trabalhado e concluído em relação a:

a) as normas de produção;

b) o modo operatório;

c) a exigência de tempo;

d) a determinação do conteúdo de tempo;

e) o ritmo de trabalho;

f) o conteúdo das tarefas.

2. Conceitue a Higiene Ocupacional. Cite e explique quais as fases necessárias para a mitigação dos riscos ocupacionais.

1-

A) As normas de produção são descritas para que o colaborador efetue o trabalho, são explicitas ou implícitas, elas incluem desde o horário de trabalho, as pausas para intervalo/descanso até a qualidade do produto/material que será feito para que não acarrete em problemas futuros, deve se ter um extremo cuidado diante as normas para que não se tornem contraditória, devem ser conciliadas as normas de produção juntamente com as normas da segurança.

B) O modo operatório é a maneira como as atividades ou trabalhos devem ser executados, variam muito devido ao estado da matéria prima e das condições psicofisiológicas do trabalhador, devem existir vários modos operatórios para que se adequem e deem mais liberdade de trabalho ao colaborador, como por exemplo: quando ele estiver trabalhando muito tempo sentado há possibilidade de realizar alguma atividade em pé, deve modo aumenta a qualidade de trabalho e a qualidade de saude do trabalhador.

C) A exigência do tempo, significa o quanto deve ser produzido em um determinado tempo, sem deixar o trabalhador exposto a cansaço excessivo, esgotamento físico ou um tipo de estresse emocional evitando comprometer sua saúde e proporcionando uma ótima qualidade ao produto/material que esta sendo feito.

D) A determinação de conteúdo de tempo é avaliada da seguinte maneira: dividir as tarefas e verificar quanto tempo leva para efetuar cada uma delas, colocar com "principal" as tarefas mais importantes e que não podem deixar de ser executadas.

E) O ritmo de trabalho pode ser livre, se o trabalhador tiver autonomia para fazer dele livre, ele também pode ser imposto pela linha de produção, ou seja, pela maquina que faz o material, quanto tempo ela leva para termina-lo.

F) Conteúdo das tarefas é a forma como o colaborador percebe sua forma de trabalho, se é um trabalho monótono, além das suas responsabilidades, se é estimulante e importante, isso varia muito de trabalhador para trabalhador, varia muito do seu fator psicológico, quais as suas motivações, suas satisfações dentre essas atividades.

2 - Higiene Ocupacional é um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, aplicando os recursos da Engenharia e medicina, combatendo doenças decorrentes dos riscos ambientais.As fases para a mitigação dos riscos ocupacionais devem começar por um bom planejamento da gestão de riscos tendo em vista a diversidade de tarefas executadas diariamente, de ferramentas, equipamentos usados durante a jornada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com