TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança na saúde

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Mário Isaias Duarte da Silva        

Biossegurança nas ações de saúde

Novo Hamburgo, janeiro de 2017.


                         O descarte correto de matérias infectados.

Resíduos infecciosos são aqueles que podem causar danos às pessoas ou ao meio ambiente em si e esta categoria inclui itens como ataduras, luvas cirúrgicas, instrumentais cirúrgicos, agulhas, culturas, lençóis, cateteres e outros tipos de artigos.

Os resíduos infecciosos devem ser gerenciados e contidos para que se evite a propagação de infecção, toxinas e poluentes. Se estes materiais penetrarem no corpo, podem levar a doenças graves ou mesmo serias.  Para que nada fuja do esperado, o confinamento e transporte devem ser realizados de maneira segura, desta forma, a natureza e os seres humanos não serão infectados por agentes perigosos.

O descarte correto do material contaminado deve ser feito por um profissional qualificado para o trabalho.

Os EPIS, descartáveis ou não, deverão estar à disposição em número suficiente nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposição. O trabalhador deve usar corretamente todo o EPI necessário para a sua segurança.

Os trabalhadores que utilizarem objetos perfuro cortantes devem ser responsáveis pelo seu descarte.  Materiais perfuro cortantes são aqueles utilizados na assistência à saúde que têm ponta ou gume, ou que possam perfurar ou cortar. Matérias perfuro cortantes são considerados resíduos infectantes. Resíduos infectantes devem ser descartados em caixas rígidas e impermeáveis assim quando atingirem 2/3 da capacidade do recipiente rígido e impermeável esse deve ser lacrado e descartado em saco branco. Após isso deve ser levado ao local correto de seu descarte. Materiais que apresenta restos de sangue contaminado ou não são considerados resíduos infectantes portanto deve ser descartado de forma correta por profissionais capacitados para  o trabalho que deve ser em um saco branco com um lacre para a melhor vedação do mesmo evitando assim maiores riscos de contaminação.

 O descarte de medicamentos é um problema que ocorre no mundo todo e é relativamente novo, e apresenta riscos a água, solo, animais e também à saúde pública. O descarte correto de remédios deve ser realizado em um posto de coleta de resíduos ambientais assim evitando o descarte incorreto desse tipo de material. O medicamento é considerado resíduo químico, todo o resíduo químico deve ser descartado em empresas especializadas no descarte correto desse tipo de material.  

Além de acidentes o descarte incorreto de certos resíduos sem tratamento e em local inapropriado podem contaminar uma cidade quase por inteira.Por isso é que se deve descartar todos os tipos de resíduos corretamente.

Se pessoas sem o conhecimento necessário manipular de forma errada o material contaminado deverão com certeza ser contaminadas.

Tutora: Luana de Oliveira Severo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com