TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sehurança Do Trabalho

Ensaios: Sehurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

.

SUMÁRIO

1 Introdução..............................................................................................................01

2 Desenvolvimento...................................................................................................02

2.1 Questões e respostas...........................................................................................02

2.1.2 Questões e respostas........................................................................................03

2.1.3 Questões e respostas........................................................................................04

3 Conclusão..............................................................................................................05

Referências...............................................................................................................06

Abreviaturas.............................................................................................................07

1 INTRODUÇÃO

Esta atividade tem como objetivo uma alise de um acidente ocorrido em 3 de março de 1982, na empresa terceirizada que prestava serviço para a empresa de energia elétrica do estado da Bahia, onde a terceirizada iria construir uma rede elétrica da cidade de Capim Grosso/BA à São José do Jacuípe/BA, e um trabalhador sofreu um acidente ao manusear com explosivos o mesmo não tinha treinamento ou experiência com esse tipo de trabalho, à empresa comprou 2 kg de clorato em morro de Chapéu/BA, no mesmo dia o empregado levou o explosivo para o local da implosão e sem preparação ele começou a colocar o clorato na feda da pedra e com um cabo de vassoura começou a socar o material com o atrito entre o material e o cabo de vassoura ocorreu a explosão, O acidente trouxe sequelas permanentes para o trabalhador que ficou invalido e teve as pernas amputas como também ficou com problemas psicológicos.

2. Desenvolvimento

2.1 Questões e respostas

1. Com base no texto e na disciplina de introdução de Tecnologia em segurança do trabalho responda as questões abaixo:

a) Quais ações e medidas poderiam ser adotadas para prevenir a explosão.

Ações:

O plano de ação anual com objetivos, indicação das ações prioritárias e critérios adotados para sua seleção, indicação dos responsáveis pela execução de cada ação, cronograma de execução, mecanismo de acompanhamento e verificação de resultados, data da elaboração e responsável pela a empresa, registro das alterações ocorridas ao longo do ano, com as respectivas justificativas, plano de emergência e combate a incêndio e explosão.

Medidas:

Capacitar e treinar o trabalhador para manusear explosivos, a empresa dever possuir o PPRA contendo documento estratégico, inventario geral dos riscos, plano de ação anual, procedimento e planos específicos de prevenção de acidentes com explosivos e atuação em situações de emergência, inventário de produtos químicos, relatórios de investigação de acidentes ou incidentes ocorridos desde a última revisão, relatório de monitoramento de exposições a agentes ambientais.

2.1.2 Questões e respostas

b) Com base nas Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, quais normas poderiam ser aplicadas para evitar a explosão? De que forma o Tecnólogo poderia aplicar as referidas normas?

NR-05 CIPA, NR-06 EPI, NR-07 PCMSO, NR-09 PPRA, NR-16 Atividade e operações perigosas, NR-19 Explosivos, NR-23 Proteção contra Incêndios, NR-26 Sinalização de segurança.

As Normas Regulamentadoras poderiam ser aplicadas através de métodos e técnicas desenvolvidas pelo Tecnólogo de segurança do trabalho, como ID, APR, PT, DDS, IT e OS.

2. Na disciplina de Relações Interpessoais você percebeu que a comunicação e os conflitos interferem influenciam diretamente o sistema de gestão existente nas organizações e nas relações interpessoais. Assim de acordo com o texto “Ordem imprudente”, responda:

a) Qual a responsabilidade do encarregado da obra no acidente ocorrido?

Responsabilidade criminal, porque houve uma falha de comunicação ao delegar a função para o trabalhador que não era capacitado, sendo uma das causas que gerou o acidente.

b) A comunicação foi clara para realização das atividades atribuídas para o empregado? Justifique sua resposta.

Não;

Quando o encarregado ordenou o serviço à comunicação não ficou clara para a execução da tarefa, pois o trabalhador não sabia executa-la, ou seja, o trabalhador não tinha treinamento para à execução do serviço, desta maneira à comunicação ficou incompleta por haver uma barreira presente no emissor, falta de comunicação.

2.1.3 Questões e respostas

c) O acidente ocasionou um “dano psicológico”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com