TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semana De Arte Moderna

Pesquisas Acadêmicas: Semana De Arte Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Nascida da Semana de Arte Moderna de 22 e de seus antecedentes estéticos e ideológicos, a primeira geração de escritores modernistas corresponde fundamentalmente ao grupo protagonista desses eventos. Foi meta privilegiada sua a elaboração e execução de um projeto estético de arte brasileira, com “brasilidade”.

Manifestações artísticas: Seguindo a lição das Vanguardas Europeias, os manifestos e revistas foram importante instrumento de divulgação artístico-ideológica de grupos de escritores modernistas. Os de maior impacto foram:

Movimento Pau-Brasil: raiz do movimento antropofágico, alicerçado em Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, propunha uma postura primitivista e inovadora na poesia, rejeitando o discurso poético retórico.

Movimento Verde-Amarelo/ Grupo da Anta: identificado com Cassiano Ricardo, Menotti del Picchia e Plínio Salgado, constituiu-se como um grupo de preocupações artísticas patrióticas e ufanistas, propondo-se a uma contraposição ao Movimento Pau-Brasil. A anta era seu símbolo.

Movimento Antropofágico: tendo Oswald de Andrade como principal expoente, aprofunda as proposições do Pau-Brasil, propondo uma língua literária “não catequizada”.

Houve ainda as revistas Klaxon, veículo de informação geral dos artistas modernistas, no período subsequente à Semana de Arte Moderna, e a Antropofágica, ligada ao movimento homônimo.

Principais autores: Há de se considerar, nessa primeira geração, um claro predomínio da poesia sobre a prosa, em volume de produção. Contudo, dos principais autores, embora outros a tenham produzido com menor destaque, destacamos a prosa Mário de Andrade e Alcântara Machado.

- Mário de Andrade (1893-1945)

- Oswald de Andrade (1890-1954)

- Manuel Bandeira (1886-1968)

- Alcântara Machado (1901- 1935)

- Cassiano Ricardo (1895-1974)

- Menotti del Picchia (1892-1988)

- Guilherme de Almeida (1890-1969)

O pilar do Modernismo, em seu primeiro momento, sem dúvida, foi o trio formado por Mário, Oswald e Bandeira, representando a mais coerente continuidade com os postulados de 22. Dentre esses, o mais plural foi o último, que conseguiu transitar do lirismo comedido, tantas vezes autopiedoso, à transgressão estética, com familiaridade ímpar entre ambos.

O marco cronológico da geração heroica, para efeitos didáticos, é o ano de 1930, quando Drummond inicia uma poética de novos elementos modernistas. Entretanto, é possível surpreender no percurso da arte brasileira diálogos posteriores com a geração de 22, como, claramente, se vê, décadas depois, na música, no movimento Tropicália.

Contexto Historico: O movimento Modernista é uma referência ao projeto estético que conduziu o fazer artístico nas artes brasileiras, especialmente na primeira metade do séc. XX, com amplas repercussões que nos alcançam contemporaneamente. Habitualmente, o movimento é dividido em três grandes momentos, delimitados cronologicamente e, cada um, com sua linhagem de escritores.

O Modernismo, especialmente em sua primeira geração, é o primeiro movimento artístico que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com