TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semi- Eixo

Trabalho Escolar: Semi- Eixo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  2.492 Visualizações

Página 1 de 6

Semi-Eixo

História do Semi-Eixo no Brasil:

O primeiro carro que entrou em produção equipado com o sistema de semi-eixos foi o Cornelian em 1913, fabricado pela Blood Brothers Manufacturing Company de Kalamazoo, Michigan/USA. Cerca de 100 carros foram vendidos antes de a fabricação ser suspensa em 1915, quando a firma se dedicou a sua razão inicial de ser que era produzir juntas universais.

Tamanho do mercado brasileiro:

( falta material)

Aplicação do Semi-Eixo:

A finalidade da transmissão de um automóvel é transferir a energia fornecida pelo motor para as rodas por meio de um eixo de acionamento ou semi-eixos. Cada uma das rodas tem um semi-eixo acionado independentemente que lhe transmite o movimento do diferencial.

Porque é considerado um item de segurança?

( falta material)

Ponta de eixo e Eixos

Matéria prima de construção:

Na construção da ponta de eixo é utilizado o aço 1020 ao carbono e sem elementos de liga, e se a empresa opitar por um aço mais resistentes podemos utilizar o aço 1045 com médio teor de carbono de uso geral em

aplicações que exigem resistência mecânica superior ao 1020 ou têmpera superficial (em óleo ou água), usados em peças mecânicas em geral.

Processos de fabricações aplicados:

No processo de fabricação da ponta de eixo é utilizado o processo de forjamento por martelamento que é feito aplicando-se pancadas(golpes ou batidas) rápidas e sucessivas no metal, aplicando pressão sobre as peças no momento em que existe o contato do martelo de forja e a peça metálica. Por sua vez, esta pressão é absorvida pelo metal que se deformando muito rapidamente. No forjamento por martelamento são usados martelos de forja que aplicam golpes rápidos e sucessivos ao metal por meio de uma massa que varia de poucos quilos a várias toneladas, que cai de uma altura que varia de alguns centímetros a alguns metros. Este processo haje sobre as camadas mais externas do material, podendo ou não gerar pontos de tensão, que se não forem controlados podem gerar falhas. Exemplo de peças que são fabricadas por este processo são as Pontas de Eixo e os Virabrequins na Indústria Automotiva, outro exemplo, são as Pontas de Ganchos.Apos este processo a peça vai para usinagem .

Tratamento Térmico:

Neste processo se utiliza a tempera e o revenimento, os quais são os mais

importantes para dar a dureza no material.A tempera consiste em duas etapas: Aquecimento e resfriamento rápido.O revenimento tem por objetivo corrigir aços cuja tenacidade é frágil e a dureza excessiva, resultando em aços de tenacidade aumentadas, que conciste em reaquecer as peças temperadas para atender os requisitos do cliente, ou seja, o processo será conduzido para se obter um pequeno ou um grande aumento na tenacidade.

Testes de engenharia:

Na engenharia são feitos os testes de dureza, resistência, esforço e tração,

para identificar alguma possível falha no material e garantir sua durabilidade.

Trizeta

A matéria prima da peça

Aço 1020, 1045 geralmente com algum tratamento térmico.

Processos de Fabricação Realizados na Peça

Processo de fabricação da trizeta de juntas fixas e deslizantes de homocinéticas através de micro-fusão". O processo consisna produção de modelos de peças em cera obtidos por injeção em matrizes, para produção de peças com peso de 5 gramas até 50 kilos, na fase inicial são produzidas as matrizes metálicas a partir do projeto desejado, nas matrizes são introduzidas correções dimensionais que visam compensaras contrações e expansões da cera do molde cerâmico e do próprio metal, posteriormente a matriz é fixada em uma máquina apropriada onde a cera em estado pastoso é injetada dando origem ao modelo em cera, os modelos injetados são montados em tornos de uma haste de cera denominada árvore de modelos ou cachos, na elaboração da cera pode-se utilizar diversos materiais tais como: carnaúba, parafina, breu e resinas plásticas, que devem em suas propriedades o mínimo de contração boa plasticidade e dureza possibilitando o manuseio dos modelos, após os moldes de cera estarem concluídos deve-se promover o revestimento cerâmico antes porém os cachos devem ser lavados para se eliminar graxas, gorduras e outras impurezas do molde, após a lavagem deve-se mergulhar a árvore no banho cerâmico drená-la e a seguir aplicar sobre essa uma lama úmida e sobre a lama uma camada de material refratário seco granulado de modo que este adere na superfície do molde, esta operação pode ser efetuada de duas maneiras distintas, sendo a primeira através de molde sólido que é formado a partir de no máximo dois banhos de lama cerâmica e revestimento que depois de seca a árvore é colocada sobre uma base circundada por um recipiente de aço inoxidável, o espaço é preenchido com outro material cerâmico para dar a resitência requerida ao molde, a solidificação deste molde é feita ao ar, em princípio, esse processo é adotada para produção de peças pequenas com modelos em plásticos ou cera, a segunda maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com