TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminários De Araxá, Teresópolis, Alto Da Boa Vista E Sumaré

Casos: Seminários De Araxá, Teresópolis, Alto Da Boa Vista E Sumaré. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  13.345 Visualizações

Página 1 de 5

Para entender como, de fato ocorreu esse processo de reconceituação do Serviço Social, é necessário rever alguns pontos essenciais: a perspectiva modernizadora, a reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura. Convém destacar algumas características da perspectiva modernizadora do Serviço Social: preocupação com a problemática do desenvolvimento e a relação deste com o subdesenvolvimento como processo contínuo e a teorização da profissão através da realização de seminários (Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista) para discussão e reflexão sobre os novos rumos da profissão.

Nesses seminários, promovidos pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais), foram formulados documentos de extrema importância para o entendimento e comprovação histórica do Serviço Social, assim como para auxiliar os estudos de futuros profissionais da área.

Em relação aos seminários realizados, é necessário destacar que os três primeiros (Araxá, Teresópolis e Sumaré) se prenderam mais ao estudo dos aspectos teóricos e práticos, com o objetivo de alcançar a cientificidade do Serviço Social.

Quanto ao Seminário Do Alto da Boa Vista, em 1984, houve uma maior preocupação de aproximar a prática atual e os conceitos apresentados nos Documentos elaborados nesses Encontros, buscando entender o contexto político e ideológico em que ocorrem, visando à melhor compreensão do Serviço Social e sua identidade histórica, sócio-cultural e política.

O Seminário do Alto da Boa Vista visa a acrescentar aos outros seminários realizados anteriormente (Araxá, Teresópolis, Sumaré), mais questões sobre a construção metodológica do Serviço Social.

Vale ressaltar que as discussões em tais seminários geraram importantes documentos que constituem a base do conhecimento sobre a profissão e as alternativas de possíveis mudanças ao longo dos tempos.

É importante citar que as reflexões expressas nos seminários, especificamente o realizado no Alto da Boa Vista, são essenciais para a formação do pensamento crítico dos profissionais de Serviço Social, os quais através de novas formas de abordagem e práticas concretas serão também responsáveis pela forma de pensar crítica do povo brasileiro.

Durante o Seminário do Alto da Boa Vista ressalta a questão do ensino nas universidades, dentro do contexto histórico da época, em que o método dialético no Serviço Social, denunciando um “empobrecimento” no ensino, através da escassez iniciativas voltadas a pesquisas, com ausência de criatividade e, principalmente, criticidade.

O seminário do Alto da Boa Vista, o quarto realizado, tinha como intenção analisar os documentos de teorização elaborados anteriormente, em Araxá, Teresópolis e Sumaré, além de assessorar outros grupos de estudos para futura produção de trabalhos, com o propósito de selecionar esses novos trabalhos e produzir um quarto documento a partir dos dados coletados e discutidos anteriormente.

No Encontro do Alto da Boa Vista, que realizou o IV Seminário de Teorização do Serviço Social, promovido pelo CBCISS, profissionais da área reuniram-se para debater sobre os fundamentos que orientam as práticas mais atuais. Foram formados três grupos de discussões e estudos sobre “Dialética”, enfatizando a importância do método dialético e sua utilização dentro do Serviço Social; o grupo da “Fenomenologia” e “Cientificidade”.

A realização dos

seminários mencionados remete à preocupação dos profissionais do Serviço Social, que comprometidos com uma ação crítica nas práticas profissionais, conseguem ao longo da história, romper com a idéia paternalista da profissão desde sua origem, igualando-a a outras profissões no sentido de construir uma consciência crítica diante da realidade social, contribuindo com isso para a formação de pensamento crítico de todo indivíduo como cidadão

.......

O seminário do Alto da Boa Vista (no colégio coração), reunido em novembro de 1984, envolveu sem conta os conferencistas convidados e os profissionais que contribuíram previamente na elaboração de papers coletivas-24 pessoas (23 profissionais e 1 estudante), das quais 1 estivera em Araxá , 2 em Teresópolis e 3 no Sumaré. Salvo erro, a representatividade nacional dos eventos interiores. Os documentos de ambos os seminários estão compendiados em CBCISS (1986-1988).

Basta observar que, sintomaticamente, o documento do Alto da boa Vista só teve divulgação nacional expressiva cerca de quatro anos depois da realização do encontro que lhe deu origem. Notadamente no Alto da Boa Vista è perceptível um movimento de abertura a referências extintas do modo conservado. Assim, e considerando o lapso temporal já decorrido entre os ventos e a divulgação de seus resultados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com