TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO SEMINÁRIO DE SUMARÉ (1978) E DO SEMINÁRIO DO ALTO DA BOA VISTA (1984)

Pesquisas Acadêmicas: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO SEMINÁRIO DE SUMARÉ (1978) E DO SEMINÁRIO DO ALTO DA BOA VISTA (1984). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  2.005 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Dando continuidade à reflexão sobre o processo de renovação do Serviço Social, este texto aborda a perspectiva da reatualização do conservadorismo e a perspectiva da intenção de ruptura com as formas tradicionais do Serviço Social. A obra em referência é a Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64, de José Paulo Netto.

OS RUMOS DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRONA VIGÊNCIA DO REGIME MILITAR DE 1964

A crise da ditadura, depois de meados dos anos1970, contribuiu para que a perspectiva modernizadora do Serviço Social perdesse a sua hegemonia.O mesmo regime que moldou a perspectiva modernizadora, Fazia emergir posições contestadoras, criando “[...] um espaço onde se inscrevia a possibilidade de se gestarem alternativas às práticas e às concepções profissionais que ela demandava” (NETTO, 2006, p. 129).O autor distingue dois aspectos da perspectiva modernizadora. De um lado, “[...] seu conteúdo reformista (recorde-se que ela incorpora o vetor do reformismo próprio ao conservantismo burguês) [...]” não foi incorporado pelos assistentes sociais mais tradicionais. (NETTO, 2006, p. 156).

De outro, “[...] seu traço conservador e sua colagem à ditadura incompatibilizaram-na com os segmentos profissionais críticos [...]” (NETTO,2006, p. 161). Isso resultou nas outras duas direções do processo de renovação do Serviço Social,discutidas por Netto (2006, p. 194): a perspectivada reatualização do conservadorismo e a perspectiva da intenção da ruptura. De fato, a ditadura não manteve a hegemonia da perspectiva modernizadora, visto que não agregou os assistentes sociais. Por outra parte, a perspectiva da reatualização do conservadorismo e a perspectiva da intenção de ruptura não conseguiram extinguir a perspectiva modernizadora. Nas palavras do autor, “[...] o que de ato se registra é o a primeira direção da renovação do Serviço Social foi a perspectiva modernizadora.

“Este segmento de vinculação católica privilegia os componentes mais conservadores da tradição profissional e mostra-se refratário às inovações introduzidas pela perspectiva modernizadora[...]” (NETTO, 2006, p. 156-157).

Enquanto a perspectiva da reatualização do conservadorismo era menos afeita a mudanças sociais, pois almejava tão somente um novo jeito de fazer profissional, a perspectiva da intenção da ruptura, sim, vislumbrava romper com o conservadorismo do Serviço Social. Seu deslocamento da arena central do debate e da polêmica” (NETTO, 2006, p. 194). Na sequência, serão feitas algumas considerações sobre a perspectiva da reatualização do conservadorismo e a perspectiva da intenção de ruptura.

A PERSPECTIVA DA REATUALIZAÇÃODO CONSERVADORISMO (DÉCADA DE 1970)

Segundo Netto (2006, p. 201), oi no marco do Seminário de Sumaré (1978) e no Seminário do Alto da Boa Vista (1984) “que se explicitou” a perspectivada reatualização do conservadorismo.

Ela foi “[...]expressa primeiramente na tese de livre-docência de Anna Augusta de Almeida (1978), texto base nesta perspectiva [...]”, intitulada a “nova proposta”. Foi significativa a preocupação dos teóricos da perspectiva da reatualização do conservadorismo em buscar um suporte metodológico na fenomenologia. Antes disso, a fenomenologia não era conhecida no meio profissional, é o que indica Netto (2006, p. 208-209). Esses teóricos não se apoiaram na teoria positivista e na teoria marxista, mas na teoria fenomenológica.

No que se refere à abordagem positivista, o autoraz a seguinte observação: “[...] ao pensamento causal’ quer substituir-se um pensamento não causal,o fenomenológico, cujo quadro de referência não é a explicação, mas a compreensão’” (CARVALHO,1987. Citado por NETTO, 2006, p. 205).Em relação à abordagem marxista, Anna Augusta de Almeida e outros autores da perspectiva da re-atualização do conservadorismo não vislumbram mudanças na organização da sociedade.

Almeida“[...] nada incorpora das problemáticas relativas às lutas de classes, às formas de manipulação ideológica, aos modos de controle das classes subalternas, à divisão social e técnica do trabalho, ao Estado [...]”(NETTO, 2006, p. 229).Sem discutir as causas, nem os conflitos de classe,a perspectiva da reatualização do conservadorismo. A própria denominação é cuidadosa ao reafirmar que, nessa vertente do Serviço Social, foi feita, apenas, uma reatualização do conservadorismo.

Perspectiva da Reatualização do Conservadorismo do Serviço Social e a Perspectiva…

Ele é autor de uma bibliografia considerável sobre o Serviço Social. Dentre outros trabalhos, publicou Trabalho Social: Ideologia y Método, no seu exílio(ditadura militar) em Buenos Aires, Argentina, em1970. Este livro trouxe contribuições para a perspectiva da intenção de ruptura e para o Serviço Social brasileiro, mas circulou no Brasil, discretamente, durante o regime militar.

O MOMENTO DA CONSOLIDAÇÃO ACADÊMICADA INTENÇÃO DE RUPTURA (fINAL DOS ANOS 1970 E INíCIO DOS ANOS 1980)

No final da década de 1970 e primeiro terço da década de 1980, as universidades apresentavam alguns trabalhos de conclusão de pós-graduação e de ensaios sobre a intenção de ruptura. Despontavam as faculdades do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Campina Grande, conforme Netto (2006, p. 264).

Os três primeiros anos da década de 1980 trans-correram de forma diferente: Ao contrário do momento de emersão da perspectiva da intenção de ruptura – claramente localizada em Belo Horizonte e com suas formulações claramente reduzidas às da escola mineira – o que então se passa pluraliza os núcleos de aglutinação dos pesquisadores e tem um eeito óbvio, na medida em que os protagonistas vinham de diferentes regiões do país e a elas frequentemente retornavam. (NETTO, 2006, p. 264, nota de rodapé no 312)Nesse momento, as elaborações teóricas beneficiaram-se da produção teórica anterior, da crise na ditadura e do movimento de abertura da sociedade.

“No Brasil, a pós-graduação é oficialmente implantada em1972, pelas Pontifícias Universidades Católicas do Rio de Janeiro e de São Paulo.” (AMMANN, 1984, p. 157). As universidades que ofereciam pós-graduação na década de1970 são a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com