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Alto da boa vista

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  665 Visualizações

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CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Documento Alto Da Boa Vista

CEILÂNDIA – DF

2015

TÍTULO DO TRABALHO

Trabalho apresentado como requisito a disciplina de FHTM II do curso de Serviço Social da Faculdade Projeção Ceilândia.

CEILÂNDIA – DF

2015


CORRENTES FEMENOLOGICAS
DO DOCUMENTO ALTO DA BOA VISTA
 



A fenomenologia vem descrever e explicar o estudo dos fenômenos humanos ,ou seja e a forma de como o individuo vê o mundo como cidadão.
O método cientifico pode ser definido como uma maneira segura de se chegar as fatos através das experiências atrasada, sendo esses estudos testados e aprovados . O método cientifico se origina através de experiências, fundamentadas na experimentação e vivencia do mundo partir de teorias mediante a fatos e processos lógicos.
Em nossas analises percebemos que a fenomenologia descreve os fatos

 sendo elas não analisadas e nem explicadas mais sim estuda o individuo de forma isolada, e a familiaridade com os evidentes ultrapassando tudo que é oculto e intocável
Com tudo isso entendemos , que no serviço social e da mesma forma , e essencial que os assistentes sociais abordem os problemas sociais, mostrando a essência o porque dos fatos e porque ocorrem dessa forma.


Para entender como, de fato ocorreu esse processo de reconceituação do Serviço Social, é necessário observar alguns pontos principais: a perspectiva modernizadora, a reatualizarão do conservadorismo e a intenção de ruptura. Destaca-se  algumas características da perspectiva modernizadora do Serviço Social: preocupação com a problemática do desenvolvimento e a relação deste com o subdesenvolvimento como processo aplicado e a teorização da profissão através dos Documentos (Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista) para melhor entendimento sobre os rumos da profissão. Nesses seminários, apresentados pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação intercâmbio de Serviços Sociais), foram formulados documentos de extrema importância para o entendimento e comprovação histórica do Serviço Social, assim como para auxiliar os estudos de futuros profissionais da área quanto ao Seminário Do Alto da Boa Vista, em 1984, houve uma maior preocupação de aproximar a prática atual e os conceitos apresentados nos documentos elaborados nesses encontros, buscando entender o contexto político e ideológico em que ocorrem, visando à melhor compreensão do Serviço Social e sua identidade histórica, sociocultural e política. O Seminário do Alto da Boa Vista complementa os documentos  anteriores   (Araxá, Teresópolis, Sumaré), mais questões sobre a construção metodológica do Serviço Social. Vale ressaltar que as discussões em tais seminários geraram importantes documentos que constituem a base do conhecimento sobre a profissão e as alternativas de possíveis mudanças ao longo dos tempos. É importante ressaltar  que as reflexões expressas nos seminários, especificamente o realizado no Alto da Boa Vista, são essenciais para a formação do pensamento crítico dos profissionais de Serviço Social, os quais através de novas formas de abordagem e práticas concretas serão também responsáveis pela forma de pensar crítica do povo brasileiro. Basta observar que, sintomaticamente, o documento do Alto da boa Vista só teve divulgação nacional expressiva cerca de quatro anos depois da realização do encontro que lhe deu origem. Notadamente no Alto da Boa Vista è perceptível um movimento de abertura a referências extintas do modo conservado. Assim, e considerando o lapso temporal já decorrido entre os ventos e a divulgação de seus resultados, os 2 elementos não esclarecem suficientemente a reduzida ressonância que os envolveu.

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