TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sentido Da Pedagogia

Trabalho Escolar: Sentido Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2013  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  544 Visualizações

Sentido da Pedagogia e Papel do Pedagogo

Entendi que, segundo Dermeval Saviani, na Grécia e em Roma, chamava-se PEDAGOGO ao servo ou escravo que era uma espécie de guardião. Conduzia e acompanhava as crianças.

Era o escravo que levava a criança para o local de aprendizagem. Não era exclusivamente um instrutor, ao contrário, era um condutor, alguém responsável pela melhoria da conduta geral do estudante, moral e intelectual. Ou seja, o escravo- pedagogo tinha a norma para a boa educação.

Se, por acaso, precisasse de especialistas para a instrução – e é certo que precisavam –, conduzia a criança até lugares específicos, os lugares próprios para o “ensino de idiomas, de gramática e cálculo”, de um lado, e para a “educação corporal”, de outro.

Pedagogia, portanto, diz respeito ao processo de educação. Processo no sentido de caminho, de trajetória ao conhecimento, ao saber. A Pedagogia estuda os conteúdos, os objetivos, os sujeitos envolvidos, as condições estruturais, a organização, enfim, tudo aquilo que diz respeito às práticas educacionais.

Quero acrescentar que o pedagogo que exerce sua função com profissionalismo e comprometimento, certamente estará contribuindo para que a escola cumpra sua função social, pois é através dele que o mundo pode ser mudado, educando e oferecendo aos alunos a chance de se tornarem adultos de bem.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com