TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Exames: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2013  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  1.151 Visualizações

Página 1 de 5

EDUCAÇÃO INFANTIL

A realização da pesquisa me trouxe claros objetivos, que são uma constante e ativa participação e observação na rotina de uma escola de Educação Infantil, acompanhando de perto todos os desafios existentes no dia a dia. Nosso objetivo é verificar junto ao corpo docente todas as dificuldades existentes nesta faixa etária e descobrir como é a relação professor – aluno, direção –comunidade e comunidade – escola, observar as atividades diárias e cuidados básicos, alimentação, brincadeiras e como se realiza o processo ensino aprendizagem.

Durante nossas observações vamos verificar como foi realizado o PPP da escola e qual foi à participação dos professores nesta elaboração e qual a importância da presença do corpo docente na preparação deste documento.

Nosso objetivo é aprofundar nossos conhecimentos nesta área e entender como um todo o processo ensino aprendizagem e a importância da afetividade no processo ensino aprendizagem.

5 – CARACTERIZAÇÕES DO CONTEXTO ESTAGIADO

5.2 – CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA

Nome da Escola – Núcleo de Educação Infantil Criança e Companhia S/C Ltda.

Endereço Rua Jose de Melo 381 – Vila Dora – Santo André – SP

Equipe Pedagógica – administrativa – É formada por 14 profissionais, sendo:

5 Professoras – formada em magistério e pedagogia

1 mantenedor

1 Diretor Pedagógico

1 Coordenadora Pedagógico

2 Berçáristas

1 Cozinheira

1 Auxiliar de serviços gerais

1 Diretor Financeiro

1 auxiliar – cursando pedagogia

Níveis de ensino – Educação Infantil em meio período, semi-integral e integral.

5.2.1 CARACTERIZAÇÕES DA TURMA ESTAGIADA

Turma estagiada – Maternal

Quantidade de alunos – 12

Professora formada em pedagogia atua na área há três anos, sempre nesta fase.

Perfil sócio econômico da turma estagiada – classe media

Durante nossas observações, notamos que a professora atua de uma forma bastante lúdica com os alunos, procura não ficar em sala de aula o tempo todo, buscando sempre atividades em ambientes externos. É uma turma grande e a professora conta com o auxilio de uma auxiliar, é uma turma que tem cuidados básicos, de higiene e alimentação numerosos, detalhistas e bem trabalhosos, ainda possui crianças em processo de retirada de fralda, o que muitas vezes, a faz parar alguma atividade para conduzir o aluno até o banheiro, pois segundo ela, o aluno se sente bem mais seguro, quando este processo é realizado pela própria professora. A grande maioria dos alunos fica na escola período integral, e segundo ela, isto também ajuda muito no processo de ensino aprendizagem, pois por se tratar de uma turma de alunos de idade ainda pequena, isso ajuda, no momento de realizar atividades pedagógicas, pois desta forma ela consegue captar melhor qual é o período de concentração das crianças para que ela possa realizar atividades.

A professora é muito calma, muito amorosa, extremamente cuidadosa e consegue manter a turma bastante integrada e interessada nas atividades que ela propõe.

A professora propõe todos os dias alguma atividade para que as crianças possam se divertir muito, como brincadeiras de roda, dança da cadeira, bola e bambolê, porem ela leva a risca que para que o processo ensino aprendizagem se efetive o trabalho precisa ser realizado na base da afetividade, pois só assim as crianças sentirão segurança no ambiente fora da sua casa.

Para Romanowshi e Cortelazzo,

A educação tem na avaliação escolar uma maneira de aferir com os alunos vêm se apropriando do conhecimento na escola. Avaliar exige acompanhar o crescimento do educando, utilizando para isso vários instrumentos de diagnóstico, que resultam na nota com reflexo de todo o desenrolar de uma construção do pensamento científico no educando. Desta maneira, a avaliação assume um caráter mais construtivo do que instrutivo de aprendizado.

5.3 – APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS

Não tivemos acesso ao Plano pedagógico.

Em breve entrevista com o gestor da instituição, o que ficou bastante claro é a forte presença da afetividade no processo ensino aprendizagem, e a importância da participação dos profissionais na elaboração dos projetos pedagógicos, bem como, a formação continuada de todos os profissionais e a preocupação de oferecer uma boa condição de trabalho para o professor, oferecer materiais adequados e espaços adequados, para que o professor possa utilizar de forma tranqüila e segura com todos os alunos.

A escola se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com