TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separação De Misturas

Trabalho Universitário: Separação De Misturas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 4

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Pegou-se uma mistura contendo quatro componentes previamente pesados pela professora; (5g de NaCl; 15g de ; 10g de areia lavada; 5g de limalha de Fe) e adicionou-se em um béquer juntamente com 20 ml de água e aqueceu-se até quase a ebulição em bico de Bunsen em cima de um tripé de ferro e tela de amianto. Aproveitou-se para aquecer 10ml de água.

Pegou-se o equipamento para filtração (suporte, funil e béquer) dobrou-se o papel filtro e borrifou-se água para o mesmo aderir-se ao funil. Pegou-se o béquer aquecido com os quatro componentes misturados na água com o auxilio de um papel, filtrou-se rapidamente, em seguida pegou-se os 10 ml de água quente para retirar os resíduos no béquer e derramou-se no funil para retirar os resíduos também do papel do filtro. Colocou-se o filtrado em banho de gelo. Observou-se que o precipitou, preparou-se novamente o esquema para filtração e filtrou-se, o ficou retido no filtro.

Colocou-se em estufa a 110°C, os dois filtros de papel separados em cima de dois vidros relógio, identificados, com os resíduos, esperou-se a secagem. Deixou-se o filtrado entrar em ebulição em um béquer para que a água evaporasse, isto com ajuda de um tripé de ferro e tela de amianto sobre o bico de bunsen.

O bico de bunsen foi desligado antes de toda água evaporar, pois começou a ocorrer respingos da solução. Para evitar acidentes e prevenir que o béquer se quebrasse, devido a falta de líquido para distribuir o calor. Tentou eliminar a água que restou no béquer pois o sal estava precipitado.

Retirou-se da estufa o filtro de papel que foi realizada a primeira filtragem, e com a ajuda de uma limalha de ferro tentou-se separar o ferro retido no filtro e pesou-se totalizando 4,138gde ferro. Retirou-se e pesou-se também o que foi separado na segunda filtração que precipitou após o banho de gelo, totalizando em 4,138g.

Pesou-se a amostra que foi retirada o ferro, obtido na primeira filtração e totalizou-se em 30,8123g. Descontamos desse peso o ferro que não conseguimos separar que foi a diferença para completar 5g (5g – 4,138 = 0,862g), (30,8123 – 0,862 = 29,9503g), desse peso descontamos o peso inicial da areia (29,9503 – 10,0g = 19,9503g), notamos que na amostra de faltaram10,817g que foram pesados inicialmente, então descontamos da amostra da primeira filtração (19,9503g – 10,817g = 9,1333g).

Concluímos que podemos ter demorado em filtrar a solução e o pode ter precipitado um pouco. Também pode ter ocorrido da amostra não estar bem seca por falta de tempo, assim a diferença da massa que sobrou deve ser da água.

QUESTÕES

1- Qual resíduo que dobrou o papel de filtro após a primeira filtração?

R: Ferro, areia e um pouco de dicromato de potássio que pode ter precipitado.

2- Qual resíduo que sobrou no papel de filtro após a segunda filtração?

R: Dicromato de potássio.

3- Quais os componentes obtidos em cada etapa?

R: Na primeira filtração conseguimos separar o NaCl e o que se dissolveram na água, mas por demora na filtração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com