TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sergipe No Séc. XIX

Trabalho Universitário: Sergipe No Séc. XIX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2012  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  1.310 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E MEDIO - CEFEM

Sergipe no Séc. XIX

ARACAJU-SE

2012

Sergipe no Séc. XIX

Pesquisa apresenta ao Professor Onesino, como atividade da matéria de História.

ARACAJU-SE

2012

1. Introdução

Sergipe teve no século XIX, durante o Primeiro Reinado, vários conflitos. Dentre alguns podemos citar a disputa entre o partido liberal e o corcunda, que representou o embate entre asduas principais forças que representavam os senhores de terra, a revolta dos índios de Pacatubae após alguns acontecimentos eclodiu a revolta de Santo Amaro, por causa da fraude durante aseleições.

No Segundo Reinado, o principal acontecimento foi a mudança da capital de SãoCristovão para o Povoado Santo Antônio do Aracaju, que foi elevado à categoria de cidade:Aracaju.

2. Desenvolvimento

2.1 Primeiro Reinado

Em 8 de junho de 1820, D. João VI decretou Sergipe como capitania independente. Foinomeado governador da província de Sergipe por Carta Régia de 25 de julho de 1820 o brigadeiro Carlos César Burlamaque que chegou a São Cristóvão a 19 de fevereiro de 1821. Noentanto, a Bahia não aceitou separação de Sergipe e pediu a reincorporação de Sergipe, já que aBahia aderiu a Revolução Constitucionalista da cidade do Porto, que solicitava o retorno dacorte a Portugal, e não queria perder o abastecimento de mantimentos e as rendas referentes aosimpostos.

Depois foi designado para governá-la o brigadeiro Pedro Vieira deMelo. Após a administração de Burlamaque formaram-se, em Sergipe, dois grupos políticos: osque apoiavam a autonomia sergipana e a facção recolonizadora. O primeiro grupo era composto por alguns senhores de terras ligadas à pecuária, os camaristas de São Cristóvão e o statusmédio urbano, sendo chefiado por José Matheus Leite Sampaio.

Após proclamar aos habitantes a união a D. Pedro, seguiu Labatut para Laranjeiras onde fez o mesmo.Resolvida a questão da autonomia, surgiram, em Sergipe, os seus primeiros partidos políticos:Corcundas e Camundongos.O Partido Corcunda era composto por senhores de engenho e portugueses a eles ligadose residentes em Sergipe. O Partido Liberal era formado por senhores do gado, embora fosse o predileto dos habitantes urbanos que alimentavam grande sentimento antilusitano.

2.1.1 Revolta de Santo Amaro

Motivada pela derrota dos Corcundas nas eleições e a falsificação das atas da eleição geral na província para deputado a assembleia legislativa, Durante a apuração nos colégios eleitorais,verificou-se grande maioria de votos em favor dos liberais, faltando somente o colégio deLagarto para a finalização da eleição. Em vista do resultado desfavorável à presidência, acâmara apuradora interrompeu a contagem e aguardou a demorada e suspeita ata do colégio deLagarto. Uma vez recebida, a ata foi acusada de ter sido falsamente elaborada, pois citava 3.627votos em favor dos candidatos conservadores, o que reverteu o resultado das urnas.

3. Segundo Reinado

João Gomes de Melo, o Barão de Maruim, Comandou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com