TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social E O Capitalismo

Dissertações: Serviço Social E O Capitalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  368 Visualizações

Para uma abordagem do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais e sua relação com o capitalismo, temos como ponto de partida a posição de que o significado social da profissão só pode ser desvendado em sua inserção na sociedade, ou seja, a análise da profissão, de suas demandas, tarefas e atribuições em si mesmas não permitem desvendar a lógica no interior da qual essas demandas, tarefas e atribuições ganham sentido. Assim sendo, é preciso ultrapassar a análise do Serviço Social em si mesmo para situá-lo no contexto de relações mais amplas que constituem a sociedade capitalista, particularmente, no âmbito das respostas que esta sociedade e o Estado constroem, frente à questão social1 e às suas manifestações, em múltiplas dimensões. Essas dimensões constituem a sociabilidade humana e estão presentes no cotidiano da prática profissional, condicionando-a e atribuindo-lhe características particulares.

O serviço social tem seu surgimento como profissão diante do processo de reprodução das relações sociais, deixando a entender sua função como uma espécie de atividade auxiliar e subsidiária no exercício de controle social e difusão da ideologia de classe dominante entre a classe trabalhadora.

Quando o Serviço Social surgiu no Brasil, na década de 30 do século passado, o Pais vivia um processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social e cultural,

Quando se coloca em discussão a denominada questão social

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com