TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Surgimento

Artigo: Serviço Social Surgimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

O Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão sócio -técnica do trabalho capitalista, onde exerce, portanto, seu fazer profissional no contexto da contradição e na luta das classes fundamentais; burguesia e proletariados.

Participa do processo de reprodução das relações sociais, fazendo com que a mesma ação interventiva atenda aos interesses das duas classes sociais.

As mudanças no mundo do trabalho com a consolidação dos ideais neoliberais têm refletido (e muito) no serviço social, condicionando novas relações de trabalho e redução dos seus espaços de atuação, resultado da precarização das políticas públicas, ao mesmo tempo e contraditoriamente novos espaços de atuação profissional estão surgindo, tanto como entidades não governamentais, sendo esse resultado da transferência de responsabilidades do Estado, gerando novas demandas impostas na complexidade da questão social.

Cabe ao assistente social estar capacitado e atento à realidade para poder antecipar novas demandas, garantindo a sua inserção e permanência no mercado de trabalho sem perder de vista os princípios da ética profissional e a perspectiva da transformação da ordem social vigente.

Desenvolvimento

O Serviço Social apresenta duas teses claramente opostas sobre a natureza profissional: Perspectiva Endógena e Perspectiva histórico - crítica.

Na Perspectiva Endógena ou Conservadora a origem do Serviço Social está relacionada à evolução, organização e profissionalização da caridade e da filantropia, das damas de caridade (moças de família rica) emergentes na Igreja católica, através do humanismo cristão, enfocando, sobretudo, questões de natureza moral e orientação conservadora baseada no neotomismo, neste contexto a ação profissional está atrelada à resolução dos conflitos individuais ou coletivos dos trabalhadores, com um propósito de assegurar as relações de solidariedade que constituem a sociedade. Sendo assim a ação profissional está integrada a um conjunto de políticas e instituições dedicadas à promoção da coesão social e na manutenção da realidade dominante, o Serviço Social como ajuda ou auxilio aos outros, independente das manifestações sociais, sem levar em conta, portanto, as manifestações dos trabalhadores, muito menos a relação capital/trabalho.

O surgimento do Serviço Social como profissão, está vinculado à emergência da “questão social”, ou seja o conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que reclamados pela classe operária no curso da consolidação do capitalismo, logo a “questão social” está atrelada aos conflitos da relação capital/trabalho, mas o serviço social não se esgota apenas com a emergência da “questão social” se tomada abstratamente, mas especificamente ao momento histórico do capitalismo: a idade do monopólio, as conexões genéticas do Serviço Social profissional não se entretecem com a ‘questão social’, mas com suas peculiaridades no âmbito da sociedade burguesa fundada na organização monopólica.

O processo pelo qual a ordem monopólica instaura o espaço determinado que, na divisão (e técnica) do trabalho a ela pertinente, propicia a profissionalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com