TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais Foram As Expressões Da Questão Social No Surgimento Do Serviço Social ?

Artigos Científicos: Quais Foram As Expressões Da Questão Social No Surgimento Do Serviço Social ?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  4.661 Palavras (19 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

A questão social foi constituída em torno das transformaçoes econômicas, políticas e sociais. Inicialmente essa questão foi levantada quando, com a tomada de “consciência da sociedade”, parte dela foi os problemas decorrentes do Trabalho, hoje a questão social é a expressão das desigualdades e lutas sociais em sua múltipla manifestação todos os seguimentos social envolvidos trabalho e desprotegidos.

A proposta inicial das políticas sociais, era uma tentativa de suprir as necessidades e as reivindicações da classe trabalhadora e diminuir as repressões da questão social . Todos os envolvidos com o trabalho na área social são profundamente atingidos pelas alterações da questão social, que consequentemente modificam o cenário social como um todo, assim como pelas suas novas expressões: a agilização da pobreza, o aumento da violência, o envelhecimento da população, as questões de gênero, e assim por diante.

O Serviço Social no Brasil teve sua origem a partir do amplo movimento social, desenvolvido pela Igreja Católica objetivando recristianizar a sociedade pelo catolicismo. Coincidem também com o início do processo de industrialização e do crescimento das populações nas cidades.

Posteriormente e ainda hoje, novas ideias foram se somando aos princípios bases do Serviço Social, auxiliando, desta forma, a profissionalização desse ramo profissional tal como vemos hoje.

2 DESENVOLVIMENTO

A questão social no mundo de hoje, as consequências da apropriação desigual do produto social são as mais diversas: analfabetismo, violência, desemprego, favelização, fome, analfabetismo político, etc.; criando “profissões” que são frutos da miséria produzida pelo capital: catadores de papel; limpadores de vidro em semáforos; “avião” – vendedores de drogas; minhoqueiros – vendedores de minhocas para pescadores; jovens faroleiros – entregam propagandas nos semáforos; crianças provedoras da casa – cuidando de carros ou pedindo esmolas.

QUESTÃO SOCIAL no singular mesmo. As expressões da QUESTÃO SOCIAL são, por exemplo, as desigualdades sociais, a miséria, a violência... Como hoje em dia a população se manifesta? Através das manifestações, que hoje em dia se iniciam pela internet, pelas redes sociais, que até chamam de "nova praça pública". Mas claro que não deveria ser apenas assim.

A questão social tem sido o espinho no pé desse país, mas não se procura encarar o problema como ele verdadeiramente é, quando a jogam no campo da filantropia e não um caso da nação como um todo, vendo-a como algo que está aquém e além das nossas vidas, como se fosse irreal.

Os problemas sociais foram uma constante no Brasil desde tempos imemoriais, encaradas como coisa da filantropia alheia, mesmo no decorrer do tempo, com o surgimento das grandes cidades, quando tais problemas se tornaram mais agravantes. Com as mudanças verificadas na sociedade, na questão trabalhista, o problema da pobreza tomou outro rumo, separando-se dos problemas do cidadão, que era aquele que contribuía financeiramente com os cofres públicos.

As elites dirigentes atuaram e atuam naquilo que consideram perigoso à ordem nacional, melhor dizendo, ao poder temporal daqueles que se revezam, deixando estar situações de pobreza, de violência, de desajustes sociais, porém consideradas normais, ao sabor de seu próprio destino.

Pouco se procura ligar o contesto de uma questão social com o que ela representa, e o que ainda vai representar.

Tal realidade firma-se com o modelo político-social que mais perpetua a situação problemática do povo, do que atenua mais se faz em proveito das elites dirigentes, do que dos desvalidos da nação.

3 ONCLUSÃO

Diante da brutalidade que o mundo conheceu no último século e que nos continua ameaçando contidamente até hoje, violências que se apresentam em todos os cantos e que já estão batendo em nossa porta, urge que a educação seja ética e forme cidadoes éticos. ,enquanto os prepara para suas especificidades técnicas. O sentido de alteridade é uma sensibilização que precisa ser aprendida pelas nossa crianças, jovem e educado de todas as idades.

Criar cidadoes que despertem para sociedade o sentido de cuidado para com quem estar ao nosso lado é tarefa da educação ,ou seja, uma tarefa especialmente ética .Com isso entendemos que a violência também tem, como causa, determinantes, a falta de aprendizagem ética estabelecendo-se como uma tarefa educativa essencial.

É importante a aproximação entre a educação e a ética é condição de garantia de um futuro melhor para toda sociedade. A formação de um cidadão resultará de uma pratica educativa em que todos os valores lhe serão passados como moldes a serem assimilados como novas maneiras de viver. Assim podemos sonhar com um futuro melhor.

REFERÊNCIAS

Amamoto.Marilda V.l serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional Cortez. 23 edição.

ASSMANN, Hugo. Reencenar a Educação: rumo à sociedade aprendente. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

SUMÁRIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com