TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Setor De Serviços No Rio Grande Do Sul

Exames: Setor De Serviços No Rio Grande Do Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

O Setor de Serviços do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é atualmente a quarta economia do Brasil pelo tamanho do Produto Interno Bruto – PIB, chegando a R$ 296,3 bilhões. O setor de serviços é o principal segmento da economia estadual (61,2%), destacando-se, principalmente, em Porto Alegre, capital do estado.

A indústria, responsável por 27,5% do PIB estadual, é bem diversificada e se desenvolveu a partir das agroindústrias e de outros segmentos ligados ao setor primário. Destacam-se as indústrias de transformação, alimentos, petroquímicas, máquinas, automobilísticas (General Motors), implementos agrícolas, fertilizantes e de calçados.

A agropecuária, apesar de contribuir diretamente com apenas 11,2% para o PIB gaúcho, é uma atividade de fundamental importância para a economia estadual, pois é por meio dela que derivam vários segmentos da indústria e dos serviços. O estado destaca-se por ser o terceiro maior produtor nacional de grãos, apresentando-se inferior apenas aos estados do Mato Grosso e Paraná, com expressiva colheita de arroz, soja, milho, trigo, mandioca e uva. Possui também um dos maiores rebanhos bovinos do país e a segunda maior criação de aves. Entre 2000 e 2008, as mudanças mais notadas na estrutura industrial do Estado estiveram relacionadas com a diminuição da importância da produção de calçados e o crescimento dos setores de produtos químicos e de veículos automotores, reboques e carrocerias.

O Comércio do RS tem no setor Varejista o principal responsável pelo total de venda, com 50,7%, seguido pelo Atacadista (49,3%).

A distribuição espacial dos segmentos do setor de Serviços no Rio Grande do Sul reflete a centralidade exercida pelos núcleos urbanos maiores e mais dinâmicos. É particularmente coincidente com a distribuição da população e da indústria e está diretamente relacionada com o processo histórico de ocupação territorial, com a formação cultural e com o nível de desenvolvimento socioeconômico e tecnológico. Este último, especialmente concentrado nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e da Serra, tem favorecido o surgimento de segmentos de serviços cada vez mais especializados e complementares para suprir as necessidades crescentes das novas relações de trabalho e de produção.

Referências:

SEPLAG – Secretaria de Planejamento , Gestão e Participação Cidadã - http://www.seplag.rs.gov.br/

CLIC RBS – Blog Acerto de Contas – www.clicrbs.com.br/acertodecontas

BRASIL ESCOLA – www.brasilaecola.com.br

FEE – Fundação de Economia e Estatísticas - http://www.fee.rs.gov.br/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com