TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sexualidade infantil

Tese: Sexualidade infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Tese  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

Para as crianças o significado da sexualidade é muito diferente do que normalmente é disseminado entre jovens e adultos

Para as crianças o significado da sexualidade é muito diferente do que normalmente é disseminado entre jovens e adultos

A sexualidade infantil começa a se desenvolver desde os primeiros dias de vida da criança e vai se manifestar de formas diferentes a cada momento da infância. É importante destacar também que a sexualidade é construída como qualquer conhecimento, a partir das possibilidades do indivíduo e da interação com o meio social e a cultura que o cerca. É essa interação que torna o papel dos adultos tão importante, com enorme influência sobre esse processo de construção da sexualidade.

“São os adultos que servem de modelo, ao mesmo tempo em que julgam e estabelecem limites ao comportamento sexual das crianças”, afirmam os professores Maria Cortes e Bruno De Morais Cury, do curso Orientação Sexual – tema Transversal – Fundamental I, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

No entanto, o grande problema dessa referência para as crianças é que, muitas vezes, esses limites impostos pelos adultos se mostram bastante contraditórios, o que, geralmente, decorre da própria sexualidade permeada de mitos e tabus, algumas vezes mal resolvida, daqueles que lhes servem de modelo. Muitos adultos se iludem com o argumento de que a grande diferença da sexualidade diz respeito à presença de um ou outro órgão reprodutivo. Essa, sem dúvida, é uma forma de escamotear grande parte dos problemas vivenciados pelas pessoas quanto à sexualidade.

Os padrões sociais estabelecidos para as diferenças de tratamento e comportamento masculino/feminino tornam-se referências fundamentais para a constituição da identidade da criança. Foto:reprodução

O gênero e a criança

Os padrões sociais estabelecidos para as diferenças de tratamento e comportamento masculino/feminino, conhecidas como “relações de gênero”, tornam-se referências fundamentais para a constituição da identidade da criança que vai chegar ao ensino fundamental, sendo, por isso, um assunto bastante recorrente em sala de aula, no trabalho com a sexualidade de forma transversal.

Mas é claro, não apenas as questões de gênero são elementos que chamam a atenção das crianças. Outro tema bastante presente são as curiosidades sobre o erotismo, suscitadas pela superexposição do tema nos meios de comunicação.

O corpo biológico e a criança

No quarto ano, conforme previsto no currículo regular, em ciências, são abordados a reprodução humana e o funcionamento dos órgãos reprodutores masculino e feminino. Isso ocorre em praticamente todas as escolas. Geralmente, isso é feito por meio da discussão sobre a reprodução humana, com informações ou noções relativas à anatomia e fisiologia do corpo humano.

Muitos professores que já trabalharam essa temática no ensino fundamental, entretanto, percebem que essa abordagem normalmente acaba não atendendo às ansiedades e curiosidades das crianças, afinal o que está sendo enfocado é o corpo biológico e não a dimensão da sexualidade.

As manifestações sexuais e a criança

Para as crianças, as manifestações sexuais têm um caráter muito mais exploratório e pré-genital, ou seja, para elas, o significado da sexualidade é muito diferente do que normalmente é disseminado entre jovens e adultos. Por isso, em seu trabalho no ensino fundamental, o professor deve estar atento ao fato de que o ato sexual em si e as manifestações erotizantes da música, do cinema e da televisão são manifestações pertinentes à sexualidade de jovens e de adultos, não das crianças.

Compreender esse fato é fundamental para um trabalho de orientação sexual adequado nos primeiros cinco anos do ensino fundamental. Logo, na rotina da sala de aula, o trabalho com as crianças de seis a 10 anos estará focado fundamentalmente em temas como a identidade, o respeito a si próprio e ao próprio corpo e às relações de gênero. Este é, sem dúvida, um elemento chave no trabalho com orientação sexual nos primeiros anos do ensino fundamental.

Abordagem da sexualidade na escola

Sobre a atuação do professor na sala de aula, a orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais vem no sentido de que a escola deve se posicionar clara e conscientemente sobre as referências e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com