TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud E A Sexualidade Infantil

Artigo: Freud E A Sexualidade Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2013  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 3

No fim do século XIX a ideia de sexualidades possuía vertentes ainda muito alusivas a santidades, principalmente quando ligada a criança, que era vista como símbolo de pureza ao ponto de um ser assexuado, com as descobertas de Freud sobre a sexualidade infantil que acarretou um grande espanto nessa sociedade conservadora vigente dessa época. Oque é bem presente inclusive nos dias de hoje, pois ao longo do tempo a sociedade atual vem ainda se se familiarizando e compreendendo as diferentes formas dessas expressões na infância. Sexualidades que segundo ele esta em constante evolução ..

Através da “teoria psicanalítica freudiana” essas transformações estão conectadas a um desenvolvimento da personalidade onde conforme as estruturas (ego e superego) em busca de uma compensação nos princípios de prazer e desprazer, nessa fase a criança pequena é praticamente dominada por esses princípios buscando a satisfação imediata de suas tensões. Quando essa satisfação cessa, a mesma reage emocionalmente, chorando ou dirigindo seu rancor para o obstáculo que a impede de obter o que deseja. Já da relação paternal o superego se da por um processo de identificação, que vem acarretar um vinculo com outra pessoa sendo assim a compreensão dela e seu ego a outro se, iniciando assim processos de imitação para com os pais, incorporando suas personalidades . Após o momento de controle paternal interno surge é que se pode falar em superego. Ainda nessa abordagem teórica uma criança do sexo masculino com idades de 3 a 5 anos é marcada por complexos fluentes sendo também no sexo feminino, porém para os meninos tem uma famosa atribuição chamada de complexo de Édipo sendo a ligação amorosa da criança com a sua mãe. Já com as meninas sua ligação amorosa começa forte para com a pessoa que a cria, no caso a mãe, nessa relação ela é levada a desejar o pai, por ser o objeto de desejo da mãe. Embora essas ligações se modifique e repressão após os 5 anos de idade , as ideias originárias dos complexos permanecem como uma força vital desse individuo .

De acordo com Freud esses primeiros cinco anos de vida são os mais importantes da fase de construção da personalidade humana e também conceitua que toda essa construção se move partindo de impulsos originários da Libido (busca instintiva de prazer), sentidos primeiramente nessa fase da vida, onde estão concentradas todas essas energias em determinadas partes do corpo chamadas de zonas erógenas (partes do corpo onde o toque traz prazer), tendo fases classificada como:

(1°) Fase oral – dos 0 aos 12 meses :

-Principal fonte de prazer é a boca

-Sente satisfação na amamentação

-Único universo é os seios da mão

-Comportamento oral incorporativo : Ingerir

-Comportamento oral agressivo : Morder e cuspir

(2°) Fase anal – dos 12/18meses aos 3 anos

-A criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres (fezes)

-Zona de maior satisfação é a região do anus

-A criança aprende que pode controlar as fezes

(3°) Fase fálica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com