TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sgurança Do Trabalho

Trabalho Escolar: Sgurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 5

Risco Químico Definição

Os agentes químicos são produtos ou substâncias que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

http://www.grupoprevine.com.br/l-33.asp

Conceito de Riscos em Segurança do Trabalho

Riscos

Um risco é a possibilidade, elevada ou reduzida, de alguém sofrer danos provocados pelo perigo.

https://osha.europa.eu/pt/topics/riskassessment/definitions

Riscos químicos na manipulação de resíduos hospitalares?

Exposição dos profissionais a agentes químicos, como poeiras, névoas, vapores, gases, mercúrio, produtos químicos em geral e outros. Os principais causadores desse risco são: quimioterápicos (citostáticos, antineo plásticos, etc.), amalgamadores, desinfetantes químicos (álcool,glutaraldeído, hipoclorito de sódio, ácido peracético, clorexidina, etc.) e os gases medicinais (óxido nitroso e outros). A exposição aos resíduos químicos perigosos mal acondicionados ou submetidos a tratamento em instalações inadequadas também é danosa à saúde do trabalhador e da população do entorno da área de tratamento.

http://www.feam.br/images/stories/arquivos/minassemlixoes/cartilha_rss_alta.pdf

Prevenção dos acidentes de riscos químicos em manipulação da coleta de resíduos hospitalares?

Quando comprovado pelo empregador a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes, deverão ser utilizados os EPIs - Equipamentos de Proteção Individual, tais como protetores respiratórios, luvas, mangas, aventais, roupas especiais, botas, pomadas protetoras, entre outros.

‘’O risco químico pode ser minimizado utilizando-se equipamentos de proteção individual – EPIs (luvas, máscaras, óculos e avental impermeável) adequados para o manuseio de produtos químicos, inclusive os desinfetantes, de acordo com boas práticas a fim de garantir a manutenção da saúde e a segurança das pessoas, além de evitar impactos ao meio ambiente’’.

http://www.feam.br/images/stories/arquivos/minassemlixoes/cartilha_rss_alta.pdf

Riscos de acidentes

Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.

http://portal.mte.gov.br/legislacao/procedimento-operacional-lixo-hospitalar.htm

Riscos de acidentes na manipulação de resíduos hospitalares?

Exposição da equipe a agentes mecânicos ou que propiciem acidentes. Escalpes, seringas, bisturis e tesouras são, constantemente, encontrados junto aos lençóis e roupas de centro cirúrgico nas lavanderias (como não deveriam estar no meio dessas roupas, acabam causando ferimento nos profissionais de saúde que trabalham no local). Outros riscos são: abrigo de resíduos com espaço físico sub-dimensionado ou arranjo físico inadequado, acesso inadequado ao abrigo de resíduos pelo pessoal da coleta externa, contêineres sem condições de uso, perigo de incêndio ou explosão de equipamentos de tratamento de resíduos, ausência de EPI, agulhas no chão e improvisações diversas.

http://www.feam.br/images/stories/arquivos/minassemlixoes/cartilha_rss_alta.pdf

Prevenção dos riscos de acidentes na manipulação de resíduos hospitalares?

Para minimizar o risco de acidentes, devem ser observadas as seguintes recomendações: adquirir equipamentos de proteção individual de qualidade, com desenhos respeitando a ergonomia e em número suficiente para a utilização do pessoal da limpeza; segregar e acondicionar corretamente os resíduos, principalmente os que podem resultar em danos ao trabalhador que faz a higienização e coleta; instalar extintores de incêndio obedecendo o preconizado pela NR-23 e capacitar a equipe para sua utilização; realizar manutenção preventiva e corretiva da estrutura física da sala e do abrigo de resíduos, incluindo instalações hidráulicas e elétricas, dos recipientes de acondicionamento, do carro de coleta interna e, também, dos contêineres de armazenamento; implantar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, de acordo com a NR-9.

http://www.feam.br/images/stories/arquivos/minassemlixoes/cartilha_rss_alta.pdf

Agentes Biológicos

Os agentes biológicos presentes nos resíduos sólidos podem ser responsáveis pela transmissão direta e indireta de doenças. Microorganismos patogênicos ocorrem nos resíduos sólidos municipais mediante a presença de lenços de papel, curativos, fraldas descartáveis, papel higiênico, absorventes, agulhas e seringas descartáveis e camisinhas, originados da população; dos resíduos de pequenas clínicas, farmácias e laboratórios e, na maioria dos casos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com