TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Significado Da Administração

Artigo: Significado Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Significado da Administração, livro: “Teoria Geral da Administração, da Revolução Urbana à Revolução Digital”.

Apesar de se conhecer em nossa linguagem do dia a dia a palavra administração, muita das vezes sua abrangência não é explorada. As organizações sempre existiram na sociedade com o intuito de suprir e atender as necessidades das pessoas e, é papel da administração, a capacidade de utilizar os recursos e atingir os objetivos de forma correta e eficiente.

Atingir os objetivos de forma eficiente, é atender a necessidade em sua eficácia de uma forma econômica e produtiva sendo que, há empresas que trabalham na linha da eficácia e eficiência simultaneamente, outras ou uma ou outra e se, a administração for má estruturada, pode ser ineficaz e ineficiente.

A atuação da administração e sua bem sucessão é primor em vários níveis – individual , familiar , grupal , organizacional e social passando pelas “esteiras” do – planejamento , organização , execução , controle , planejamento , tendo em todo tempo o controle da liderança.

A partir das praticas da administração, podemos citar a teoria geral da administração, chamada de “conhecimentos organizados”, que podem ser subdividas entre eles:

Teorias: Interpretações da realidade, a definição crua da teoria, como por exemplo – teoria burocrática, teorias da motivação etc.

Enfoque: Perspectiva, uma seleção para um estudo e produção de conhecimentos.

Escola: É uma linha de pensamento ou conjunto de autores que usam um mesmo enfoque – escola de relações humanas, escola japonesa.

Modelo de Gestão: Dá-se pelo conjunto de doutrinas e técnicas

Modelo de organização: Conjunto de características que definem organizações e a forma em que são administradas.

Doutrina: As doutrinas ditam como se deve agir, orientando os julgamentos e decisões dos administradores.

Técnica: São praticamente as soluções para os problemas, contando com organogramas, metodologias de planejamento, estudo de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com