TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Significado Da Palavra Administração

Ensaios: Significado Da Palavra Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

O significado da palavra Administração e suas variáveis no decorrer da história

O termo “administração” vem do latim “administratione”, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas, ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: prever, organizar, coordenar, comandar, e controlar. Alem de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.

Cada uma dessas cinco variáveis- tarefas, estruturas, pessoas, ambiente e tecnologia- provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria procurou privilegiar ou enfatizar uma desses cincos variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

Escola de administração sustentada pelas teorias administrativas como soluções pratica e que surgiram no decorrer da história.

Existem três das principais teorias que fazem parte das abordagens prescritivas e normativas: Administração Científica, Teorias clássicas das organizações, e Escola das relações humanas.

Essas teorias são assim classificadas por apresentarem um ponto comum: em maior ou menor grau, revelam elementos de natureza prescritiva e normativa para explicar o funcionamento das organizações. Destacamos também que essas teorias, apesar de serem do século XIX, ainda hoje podem se encontradas em muitas organizações, inclusive algumas de caráter educativo.

a) Teoria da administração científica

A Teoria da administração científica recebeu esta denominação devido ao seu caráter altamente técnico. Enfatizando as tarefas dentro da organização, essa abordagem procurava, ao mesmo tempo, reduzir o desperdício e elevar o índice de produtividade. Taylor, seu fundador, era um engenheiro norte americano que influenciou um número muito grande de seguidores, cuja principal preocupação, nas organizações, era determinar o modo mais eficiente de realizar tarefas repetitivas. De forma geral, esses pensadores defendiam que o salário do trabalhador deveria ser proporcional à sua produção.

É verdade que a validade da Teoria científica da administração tem sido bastante questionada nas últimas décadas, em função de suas limitações para explicar a complexidade das organizações e a presença das pessoas dentro delas. Todavia, apesar de seus entraves, essa teoria trouxe grandes contribuições à organização da produção à medida que mostrou que o trabalho humano pode ser estudado sistematicamente.

b) Teoria clássica das organizações

A segunda corrente da administração clássica é a Teoria clássica das organizações, desenvolvida em 1916 por seu fundador, o engenheiro francês Jules Henry Fayol (1841-1925). Essa abordagem surgiu frente à necessidade da definição de estratégias para administrar as organizações complexas. Diferentemente de Taylor, Fayol concentrou-se nos elementos da administração superior das organizações, fato que contribuiu para sua adesão aos princípios administrativos definidos numa visão de universalidade. Para ele, o gerenciamento poderia ser ensinado, com base no pensamento administrativo mais geral.

Ao longo do tempo, muitas críticas foram sendo amadurecidas também em relação à Teoria clássica da administração. Uma delas refere-se ao fato de essa teoria ter sido concebida em um momento da História em que o ambiente no qual as organizações existiam mostrava-se relativamente estável e previsível. Seus princípios revelam-se incompatíveis com as organizações complexas de hoje em dia, quando os ambientes são muito mais dinâmicos, em função das grandes transformações sociais, políticas e econômicas das últimas décadas.

c) Escola das relações humanas

A Escola de relações humanas percebia o homem como um

ser mais complexo do que supunham os pensadores da Administração Clássica, tendo como princípios básicos:

Necessidade de uma visão mais elaborada a respeito da natureza da motivação humana;

O ambiente social externo da organização deve receber atenção;

A organização se caracteriza por ser um sistema social aberto;

Valores, sentimentos e atitudes possuem papel importante sobre o processo de produção.

Dentre as várias conclusões a que a Escola das relações humanas chegou, partir dos estudos que desenvolveu, destacam se aquelas que mostram que elementos como, por exemplo, a especialização de funções e uma rígida supervisão podem contribuir na diminuição da produtividade dos trabalhadores dentro das organizações.

O surgimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com