TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simulado Parcial Ed 2

Artigos Científicos: Simulado Parcial Ed 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 01

Questão discutida: Globalização e Exclusão O sistema capitalista gera nos países, exclusão social, contradições e o papel dos Estados nação frente ao pós e contras da globalização

Tese que o autor rejeita: a solidez do sistema globalizado, o crescente processo de exclusão social e o papel do Estado Nação. Que as riquezas ficam concentradas em mão de poucos setores, que por sua vez enfrentam crises, que geram colapsos financeiros e por consequência crises econômicas mundial, onde as grandes multinacionais tem que fazerem fusões para se manterem no mercado e o aumento do desemprego e exclusão social, e a dificuldades do Estado Nação ter de intervir neste sistema.

Tese que o autor sustenta: avanço tecnológico, da comunicação e dos movimentos sociais. O papel do Estado Nação, e que ele se apresente como único salvaguarda dos excluídos. Diante da crescente globalização, os movimentos sociais e outras instâncias participativas têm um papel muito importante a cumprir, pois, através da sua capacidade reivindicativa, podem orientar políticas públicas favoráveis aos interesses das classes subalternas. É de se notar, ainda, que os movimentos sociais estão em processo de internacionalização, e surgem, por exemplo, redes mundiais de jovens, de mulheres, de indígenas, de migrantes e de refugiados. Também as entidades de trabalhadores, de profissionais liberais, de consumidores, ecológicas e étnicas, consolidam-se e generalizam.

O progresso técnico é irreversível. A era da comunicação e da informática une todas as regiões do mundo quase instantaneamente. Neste contexto, é importante sublinhar que não se trata de colocar obstáculos às conquistas da ciência e da tecnologia e sim de criar mecanismos institucionais capazes de orientar a racional aplicação social desses avanços. Para que o Estado não se submeta inteiramente à lógica do mercado, os sistemas de controle político e jurídico devem ser reforçados.

Conclusão do autor: Responsabilidade social e econômica. Reflexão sobre formas alternativas de inclusão social. A globalização deve ser analisada de forma contraditória, sendo que ela produz aspectos positivos e negativos, onde um lado da sociedade ganha com a acelerada revolução cientifica e tecnologias, por outro lado, maior exploração efetiva e exclusão de amplos segmentos da sociedade mundial.

Questão 02

Identificação das questões fundamentais Síntese do seu posicionamento

Crescente processo de exclusão social, de grande parte da população mundial. Desfavorável. O capitalismo propicia oportunidades de crescimento a todos, porém ele e um sistema desigual, onde para uns terem muito é necessário que outros tenham tão pouco ou nada. Esse cenário incide em uma grande exclusão social, devido a concorrência e a necessidade de ter mão de obra barata para se manter este sistema ativo.

E o papel do Estado- Nação Desfavorável. O Estado tem papel fundamental no sistema, onde ele tem que criar mecanismos para se manter economicamente ativo no sistema globalizado e diminuir a exclusão social da sociedade menos favorecida, sem depender dos interesses das grandes multinacionais.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com