TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinais brasileiros

Seminário: Sinais brasileiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Seminário  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 8

Língua Brasileira de Sinais

Considerações pessoais do grupo acerca do tema Surdez

Analisando algumas fontes sugeridas percebemos que a Deficiência auditiva é algo que sempre causou estudos e polêmicas, muitas famílias sofreram muito por ter membros surdos que chegaram a ser considerados como animais, época também onde o ensino para os surdos era apenas para os nobres, o que levou a questão de se estudar melhores formas para a expressão e compreensão dos deficientes auditivos.

Através de pesquisas médicas, foi-se diagnosticando de forma mais rápida a surdez e o desenvolvimento de possíveis tratamentos.

A sociedade atualmente compreende e aceita melhor os surdos, dando lhes maiores oportunidades de interagir culturalmente, através de espaços mais adaptados a eles oferecendo maior inclusão social, porém antigamente os surdos eram muito discriminados.

As famílias e a sociedade devem procurar meios de compreender melhor os deficientes auditivos e não trata-los como doentes mentais incapazes de aprender, pois eles são pessoas muito inteligentes que devem estar em contato com o mundo e sentir –se capazes de aprender e desenvolver aquilo que quiser.

Aspecto médico

A surdez também chamada de hipoacusia ou deficiência auditiva, geralmente é detectada nos primeiros três anos de idade e pode ser apresentada de várias formas: leve, moderada, severa ou profunda, sendo estacionária ou progressiva.

Nos casos mais leves e moderados a pessoa poderá fazer uso de aparelho auditivo para auxiliá-la na audição.

Em alguns casos a deficiência auditiva do pode aparecer também na vida adulta, muitas vezes ocasionada pela frequente exposição à sons e ruídos agudos e também em pessoas idosas por causa do processo degenerativo da perda da audição.

Muitos casos de bebes que nascem surdos ocorrem em decorrência de uma vida desregrada da mãe, ao consumir álcool, fazer uso de drogas, também por causa de gestantes diabéticas, com doenças infecto lógicas e desnutridas.

Os pais e responsáveis por crianças recém nascidas também devem se atentar ao mal uso de cotonetes e solicitar o teste da orelhinha que é gratuito para os bebes.

Alguns sinais de perda da audição é a dificuldade em se comunicar, em se expressar e escrever e passar a falar muito alto. Para se detectar o diagnóstico da surdez o exame recomendado é chamado de Audiometria.

Aspectos sociais e culturais

Os deficientes auditivos sempre foram discriminados, na Europa a muitos anos atrás os surdos eram muito prejudicados, comparados até como animais o filme “O menino selvagem”, relata a brutal forma como os surdos eram tratados, principalmente os pobres, que viviam como selvagens como se ameaçassem a sociedade. Por outro lado os burgueses para serem curados, foram descobrindo formas para se comunicarem.

O filme “Meu nome é Jonas” nos mostra mais uma vez o preconceito existente em relação aos deficientes auditivos, que procuravam uma forma para se expressarem e acabavam considerados retardados.

Atualmente os surdos ainda são rotulados como pessoas incapazes de se desenvolver socialmente e culturalmente, mesmo com a aprovação da LEI 10.436 em 24 de abril de 2002 – onde foi reconhecida como uma forma legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais, denominada Libras, através de uma natureza visual – motora, devendo ser inserida nas instituições públicas e grade de alguns cursos de formação e graduação.

A Lei brasileira dá também dá direito de terem intérprete aos surdos em julgamentos e em escolas.

Há em muitas comunidades brasileiras associações onde muitos surdos frequentam para conviver com outras pessoas com as mesmas dificuldades e perceberem que eles podem viver em sociedade tendo uma vida normal.

Para a convivência com pessoas surdas não há a necessidade de ignorar essa deficiência, o melhor a fazer é conversar sempre olhando para a pessoa, falar claramente e devagar, não há a necessidade de gritar, pode-se comunicar-se também através de bilhetes e na dúvida pedir para o surdo repetir aquilo que deseja falar.

Na educação o uso de muitas imagens, mimicas, teatro e até mesmo o uso de alguns aparelhos tecnológicos ajudam na aprendizagem e inserção no mundo atual.

Atividades pedagógicas sugerindo intervenções e estratégias partindo da seguinte situação: “Sou professor(a) de uma sala de aula regular que tem um aluno surdo/deficiente auditivo usuário de Libras”

Analisando os materiais disponíveis para a execução da Atividade podemos observar que infelizmente a maioria das escolas não estão preparadas para receber alunos com necessidades especiais, são muitas as barreiras e o despreparo de profissionais também influencia muito.

Mais ainda assim podemos verificar que existem algumas alternativas com professores com a mesma dificuldade que se propõem a estudar e passar para os alunos a LBS, como também há professores que não tem a mesma dificuldade e se preparam para esse trabalho tão importante de inclusão na vida das pessoas com deficiências.

A transformação da escola não é, portanto, uma mera exigência da inclusão escolar de pessoas com deficiência e ou dificuldades de aprendizado. Assim sendo, ela deve ser encarada como um compromisso inadiável das escolas, que terá a inclusão como consequência.

A atividade sugerida pelo grupo

Área de Conhecimento Linguagem oral e escrita artes visuais e língua de sinais

Conteúdo: Livro O Patinho Surdo

Objetivo: Motivação as crianças conhecerem mais sobre a língua de sinais, aumentar a comunicação entre eles aprender sobre a inclusão e ensinar a eles que para a comunicação não tem limites e fazer uma breve interpretação de texto a sala de aula com os alunos em círculos para que possam interagir. Entregar folhas de papel para a ilustração da historia

Estratégias: A história será contada pela voz e através de língua de sinais ao final da historia o livro irá passar por todos alunos para foliar e observar as figuras do livro

Matérias utilizados para a elaboração e aplicação da atividade:

Livro: O Patinho Surdo

Cadeiras e mesa em círculos e folhas de papel para a ilustração do livro e lápis de cor

Bibliografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com