TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinalizacao De Transito

Trabalho Universitário: Sinalizacao De Transito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

O avanço científico e tecnológico associado ao crescimento da taxa populacional, provocou um aumento acelerado do consumo energético a nível mundial. A demanda energética mundial é, até hoje em dia, largamente satisfeita por meio de combustíveis fósseis que contribui em cerca de 95% (Rodrigues e Dias, 2008). Esta energia vem sendo geralmente usada para confecção de alimentos, aquecer água, transporte, iluminação, etc.

O consumo excessivo dos combustíveis fósseis conduz ao esgotamento das suas reservas e, por outro lado, os processos de sua exploração poluem o meio ambiente causando impactos ambientais que perigam o futuro da humanidade como o aquecimento global e mudanças climáticas que são a consequência

É evidente a necessidade de utilizar-se recursos energéticos de forma racional, sem causar grandes impactos ambientais. Neste contexto, os recursos renováveis vêm sendo uma fonte alternada de energia e com menos custo, sob ponto de vista de médio prazo, para o mundo, sobretudo em zonas rurais. Constituem recursos de energias renováveis a energia solar, eólica, hídrica, biomassa, geotérmica, das ondas e das marés. Dentre estes recursos, a energia solar, em especial a fotovoltaica, vai merecer a nossa maior atenção neste trabalho.

Moçambique detém um universo de cerca de 22 milhões de habitantes, dos quais 80% vivem nas zonas rurais e o restante, nas zonas urbanas (INE, 2007). Desta população, apenas 12% tem acesso à energia eléctrica da rede nacional, sendo 2% correspondente a zona rural (fonte). Todavia, a localização geográfica do país, entre os paralelos 10º e 26º Sul,

É importante e necessário desenvolver-se vários projectos que facilitem a população na utilização desses recursos naturais que minimizariam em grande escala o custo de vida, contribuindo também no desenvolvimento económico de um País.

O sol é a principal fonte de energia inesgotável no nosso universo, emitindo para o espaço em cada segundo cerca de 4.1026J e a terra recebe apenas 1,7.1017J por segundo de acordo com o livro física na nossa vida. Esta energia pode ser utilizada para produzir electricidade através de painéis solares e calor a partir de colectores solares.

O presente projecto tem como abordagem o estudo de viabilidade de montagem de semáforos que funcionam com base na energia solar fotovoltaica na cidade de Xai-Xai. Sendo de grande utilidade para a sociedade moçambicana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com