TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindrome DeBurnout

Casos: Sindrome DeBurnout. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2014  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

O que é síndrome de Burnout?

É uma das consequências mais marcantes do estresse profissional.

Sua caraterísticas: Exaustão emocional; Avaliação negativa de si mesmo;

Depressão e sensibilidade em relação a quase tudo e todos (defesa emocional).

A expressão Burnout é inglesa, significa “aquilo que deixou de funcionar por completa falta de energia”. É composta de burn= queima com out= exterior e sugere que a pessoa se consome física e emocionalmente para suportar o estresse, passando a se comportar de modo irritado, agressivo e fora de contexto.

A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a autoestima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer termina quando esse desempenho não é reconhecido. Nesse estágio, a necessidade de se afirmar e o desejo de realização profissional se transformam em obstinação e compulsão; o paciente nesta busca sofre, além de problemas de ordem psicológica, forte desgaste físico, gerando fadiga e exaustão. É uma patologia que atinge membros da Segurança Publica, da Saúde Publica e da Educação.

Burnout não é apenas cansaço físico e emocional agudo. Aquilo que o estresse cronificou- se, comprometendo a eficiência e o desempenho profissional e gerando desanimo em todos os relacionamentos da pessoa.

Competividade, globalização, novas informações chegando a toda hora, tudo isso torna mais rápido, mas nem sempre a qualidade de vida acompanha esse ritmo e as pessoas começam a se estressar.

Entretanto ele se torna negativo quando as pessoas permanecem ligadas e não conseguem relaxar, mesmo após vencer os desafios.

Os custos disso são as indisposições físicas e psíquicas e as dificuldades de convivência com colegas, colaboradores, fornecedores e clientes. Esses conjuntos de sinais e sintomas indicam a existência da síndrome de Burnout, é quando a pessoa se sente- se “queimando por dentro” e esse mal está cada vez mais presente na sociedade pós-moderna.

Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de prevenir ou tratar a síndrome de Burnout.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com