TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informação Executiva

Artigo: Sistema De Informação Executiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

Executive Information System (EIS)

Sistema de Informação Executiva (SIE)

Introdução

A necessidade que têm as organizações de aprimorar seu processo de gestão, face ao anseio de otimizar o desempenho e garantir o cumprimento de sua missão, faz com que seus administradores busquem alternativas na tecnologia da informação. O sistema de informações executivas é uma ferramenta que direciona o gestor a ações que buscam contribuir para esse fim.

Este tipo de sistema de informação tem como objetivo primordial ampliar as possibilidades de alternativas para problemas organizacionais, assim como permitir a exploração das informações disponíveis que possibilitem ao gestor traçar novos rumos e comportar-se de maneira pró-ativa face ao ambiente em que se encontra.

“O SIE é uma solução em termos de informática que disponibiliza informações corporativas e estratégicas para os tomadores de decisões de uma organização, de forma a otimizar sua habilidade para tomar decisões de negócios importantes.”

Características do Sistema:

Os SIE destinam-se a atender às necessidades de informação dos executivos;

Possuem apresentação de dados através de recursos gráficos de alta qualidade;

Recuperam informações de forma rápida para a tomada de decisão;

Oferecem facilidade de uso, intuitivo, sem necessidade de treinamento específico em informática;

São desenvolvidos de modo a se enquadrarem na cultura da empresa e no estilo de tomada de decisão de cada executivo;

Filtram, resumem, acompanham e controlam dados ligados aos indicadores de desempenho dos fatores críticos de sucesso;

Utilizam informações do ambiente externo (concorrentes, clientes, fornecedores, indústrias, governo, tendências de mercado);

O SIE como parte integrante do Planejamento Estratégico da Empresa

Para a implantação de um SIE é necessário que o seu planejamento esteja alinhado com o planejamento estratégico da organização. A implementação de um sistema de informação deve estar de acordo com a estratégia de uso da tecnologia de informação da organização, que, por sua vez, deve ser coerente com a sua estratégia de negócios.

Objetivo

O Sistema de Informação Executiva (SIE) fornece informações sobre todos os fatores que influenciam as atividades empresariais de uma organização. Combina dados relevantes de fontes internas e externas e fornece ao gestor dados atuais importantes que podem ser rapidamente examinados.

O Sistema de Informação Executiva (EIS) é um sistema usado para obter e avaliar informações de diferentes áreas de uma empresa e seu ambiente. As fontes dessas informações podem ser, entre outras, o Sistema de Informação Financeira (Contabilidade Externa e Contabilidade de Custos), o Sistema de Informação HR e o Sistema de Informação para Logística. As informações fornecidas servem tanto à administração como aos empregados na Contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com