TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Defensivo Individual- Basquetebol

Exames: Sistema Defensivo Individual- Basquetebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  5.393 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A tática no basquetebol aparece como uma forma de facilitar o objetivo do jogo utilizando-se a somatória das capacidades e habilidades individuais dos jogadores. A atuação individual passa a ser realizada em função da equipe, que para isso é previamente organizada, planejada e treinada.

Existem padrões técnicos básicos, mas para cada equipe deverá haver um estudo específico das potencialidades de cada um dos jogadores e de suas possibilidades para que isso se reverta em benefício coletivo.

Portanto, a tática vem a ser a utilização adequada e racional dos fundamentos individuais de ataque e defesa do basquetebol, aplicados numa situação de jogo. Essa aplicação será feita através dos movimentos básicos existentes e que deverão ser criteriosamente escolhidos pelo professor/técnico, em sua sequência adequada.

Tema

Os sistemas de defesa são ações táticas coletivas que objetivam um melhor rendimento defensivo. Para atingir esse objetivo o professor/técnico deve atribuir funções aos jogadores procurando relacionar suas características individuais (físicas e técnicas) com as características do sistema utilizado.

Os sistemas de defesa em função de características próprias de cada um deles podem ser classificados em: individual, zona, sob pressão, misto e combinado.

O tema abordado neste trabalho será o Sistema Defensivo Individual.

Sistema Defensivo Individual

É o sistema que tem como principal característica a situação de um contra um, ou seja, cada defensor marca um atacante determinado. Para exercer essa marcação o defensor deve obedecer aos seguintes princípios:

* Ficar entre o atacante e a cesta;

* Se o atacante estiver com bola, manter a distância de um braço;

* Se o atacante estiver sem bola, poderá antecipar o passe, ajudar o lado da bola, ou ainda flutuar do lado oposto a ela;

* Não tentar tomar a bola a qualquer custo, cometendo faltas desnecessárias;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com