TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso Autonomo

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Nervoso Autonomo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema nervoso autônomo

SNC e SNP são divisões anatômicas do Sistema Nervoso. Já do ponto de vista funcional sua divisão se faz em SN somático e SN visceral

O SN somático, formado por estruturas centrais e periféricas, tem por função a interação do organismo com o meio externo, enquanto o SN visceral, também formado por estruturas centrais e periféricas, é o conjunto de estruturas nervosas que se ocupam do controle do meio interno.

Generalizando, pode-se afirmar que o SN somático cuida das atividades voluntárias enquanto o SN visceral o faz das involuntárias.

Tanto o SN somático quanto o SN visceral possuem uma parte aferente e outra eferente. Denomina-se sistema nervoso autônomo (SNA) a parte eferente do SN visceral. O SNA por sua vez é dividido em duas partes: o sistema simpático e o sistema parassimpático.

O simpático estimula as atividades que ocorrem em situações de emergência ou tensão, enquanto o parassimpático é mais ativo nas condições comuns da vida, estimulando atividades que restauram e conservam a energia corporal.

Em ambos, a estrutura básica é a mesma, formada pela seqüência de dois neurônios entre o SNC e a estrutura inervada. O corpo do primeiro neurônio fica no SNC, enquanto o segundo neurônio fica localizado perifericamente em um gânglio autônomo.

O SNA simpático tem origem nos neurônios da coluna lateral dos segmentos torácico e abdominal da medula. Os axônios destes neurônios, denominados pré-ganglionares, acompanham os ramos ventrais dos nervos espinhais e fazem conexão em gânglios próximos à coluna vertebral (gânglios para-vertebrais e pré-vertebrais), dos quais partem as fibras pós-ganglionares. Os gânglios para-vertebrais, unidos entre si pelos cordões interganglionares, constituem o tronco simpático, situado de cada lado da coluna vertebral em toda sua extensão. São três gânglios cervicais (superior, médio e inferior), dez a doze torácicos, três a cinco abdominais, quatro a cinco sacrais e um coccígeo, o gânglio ímpar, para o qual convergem e onde terminam os dois troncos simpáticos. Os gânglios pré-vertebrais estão situados próximos à origem dos principais ramos da aorta abdominal.

O SNA parassimpático tem origem no tronco encefálico (nos núcleos dos n.n. oculomotor, facial, glossofaríngeo e vago) e nos segundo, terceiro e quarto segmentos sacrais da medula. Os gânglios parassimpáticos ficam situados próximos ou mesmo na parede do órgão inervado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com