TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema nervoso autônomo é uma porção do sistema nervoso central

Por:   •  10/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS – FACIME

CURSO: MEDICINA

DISCIPLINA: FISIOLOGIA

OUTUBRO/2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. MATERIAL E MÉTODOS 4

3. RESULTADOS 5

4. DISCUSSÃO 7

5. CONCLUSÕES 8

6. REFERÊNCIAS 9

1. INTRODUÇÃO

O sistema nervoso autônomo é uma porção do sistema nervoso central responsável pela grande maioria das funções viscerais do organismo. Pode-se citar sua atuação no controle da pressão arterial, na motilidade gastrointestinal, na secreção gastrointestinal, na sudorese, no esvaziamento da bexiga, entre outros. Uma importante característica é a velocidade e a intensidade das alterações viscerais provocadas por esse sistema. Ele é ativado por centros localizados na medula espinhal, no tronco cerebral e no hipotálamo. Além disso, porções do córtex cerebral, em especial do córtex límbico, podem transmitir sinais para os centros inferiores, influenciando o controle autônomo. Esse sistema também opera por meio de reflexos viscerais, isto é, sinais sensoriais subconscientes de órgão visceral podem chegar aos gânglios autônomos, no tronco cerebral ou no hipotálamo e então retornar como respostas reflexas subconscientes, diretamente de volta para o órgão visceral, para o controle de suas atividades. Os sinais autônomos eferentes são transmitidos aos diferentes órgãos do corpo por meio de duas grandes subdivisões chamadas sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. (GUYTON, 2006).

Conhecer os reflexos pupilares possui grande importância clínica para os profissionais da saúde. Os reflexos fotomotor direto e o consensual os dois mais utilizados. Ademais, há os reflexos espino-ciliar, que é uma reação da pupila à dor e ao medo, e bradicárdico, que possui papel importante no controle da pressão. A ausência de algum desses reflexos evidencia lesões nas estruturas ou vias pelas quais o reflexo se dá (MACHADO, 2014). Esses reflexos podem ser testados por meio de experimentos práticos para a verificação da integridade da via.

2. MATERIAL E MÉTODOS

2.1. Material

• Lanterna

• Recipiente plástico

• Água um pouco fria

• Cronômetro

2.2. Métodos

A prática foi realizada no Laboratório de Fisiologia e Bioquímica da Universidade Estadual do Piauí (Centro de Ciências de Saúde) pelos discentes do segundo período do curso de medicina. Durante sua execução, foi realizada a análise das ações reflexas viscerais autônomas na espécie Homo sapiens.

Primeiramente, foi realizado o experimento do Reflexo fotomotor direto, em que a cobaia, após ter olhado para um ponto iluminado, tapa seus olhos não deixando penetrar luz entre os dedos nem comprimindo os globos oculares por aproximadamente 10 segundos, em seguida é novamente exposto à luz e observar-se a reação pupilar.

O segundo experimento foi o Reflexo fotomotor consensual, no qual utilizando uma lanterna, direciona-se um estímulo luminoso em apenas um dos olhos e observar-se a reação da pupila do olho oposto.

Em sequência, o experimento do Reflexo espino-ciliar trata-se da aplicação de um estímulo doloroso (por exemplo, um beliscão na nuca) de surpresa para observar-se a reação pupilar.

Por fim, o experimento do Reflexo bradicárdico foi feito com o auxílio de um recipiente plástico contendo água levemente fria em que a cobaia foi submetida por 15 segundos a mergulhar sua face enquanto seus batimentos cardíacos eram avaliados por meio do pulso radial com auxílio de um cronômetro, para que fosse avaliada a variação do pulso radial após o estimulo.

3. RESULTADOS

Nos dois experimentos, após a exposição à luz, observou-se a constrição da pupila (miose). No 3º experimento, após o estímulo doloroso, observou-se a dilatação pupilar (midríase) nos dois olhos.

TABELA 01: REGISTRO DA OBSERVAÇÃO DO REFLEXO FOTOMOTOR DIRETO E CONSENSUAL APÓS ESTÍMULO LUMINOSO NO OLHO E DO REFLEXO ESPINO-CILIAR EM Homo Sapiens. Teresina, Piauí, Brasil, 2017.

Reflexos Resposta

MIOSE MIDRIASE

FOTOMOTOR DIRETO + _

FOTOMOTOR CONSENSUAL + _

ESPINO-CILIAR + _

Legenda: + (presença) / - (ausência)

No 4º experimento, foi realizada a aferição do pulso da artéria radial e, após a imersão da face em um balde com água fria, foi observada uma redução de cerca de 3% na frequência cardíaca.

TABELA 02: REGISTRO DA FREQUÊNCIA DE PULSO RADIAL (BPM) ANTES E APÓS IMERSÃO DA FACE NA ÁGUA FRIA EM Homo Sapiens, Tresina, Piauí, Brasil, 2017

Pulso Radial Frequência (BPM)

Antes da Imersão Após a Imersão

74 72

Legenda: BPM: Batimentos por Minuto

4. DISCUSSÃO

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com