TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Sindical Brasileiro

Ensaios: Sistema Sindical Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Parte da Doutrina apesar de entender que o Brasil não adotou a Convenção de 87 da OIT, nosso ordenamento protege a garantia constitucional a liberdade sindical.

Essa corrente entende que a adoção da convenção de 87 como mecanismo de garantir vai possibilitar a total fragmentação do sindicalismo, afirmando que “os trabalhadores e empregadores, sem distinção de qualquer espécie, terão direito de constituir, sem autorização prévia, organização sob a única condição de se conformar com os estatutos das mesmas”.

Por outro lado, os que não concordam com o entendimento e defendem a adoção da convenção de 87 da OIT, considerada que o principio da unicidade sindical ser uma ofensa à liberdade sindical, que a criação de muitos sindicatos, mostraria que após muitos deles iam ser unir para reivindicar melhores condições de trabalho.

A razão pela não adoção pelo Brasil é clara, pois sobre a era Vargas, o sindicalismo brasileiro vive sob o signo da unicidade sindical, isto é, a proibição de existência de mais de um sindicato representativo de determinada categoria em certo território.

Sabe-se que no ordenamento pátrio, uma vez registrado certo sindicato, nos moldes legais, outra entidade ulterior não poderá sofrer o registro no mesmo território e no âmbito da mesma categoria do primeiro.

Outro entrave, foi que a unicidade sindical sempre se fez presente no ordenamento pátrio jurídico, a observar a exceção da Constituição de 1934, e mantida na constituição de 1988 em seu art.8º, II, sendo fruto da vontade do Estado que insiste em regular os movimentos sociais trabalhistas e fiscalizar as negociações coletivas, mostrando que a decisão de formar ou não um sindicato único em certo território deve partir dos grupos interessados, sendo incoerente com um regime democrático tal determinação partir do Poder Público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com