TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS CONSTRUTIVOS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.788 Palavras (12 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMAS CONSTRUTIVOS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Vitor Fernandes Machado

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Sul de Santa Catarina – Tubarão/SC, Brasil – e-mail: vitor_fm13@hotmail.com

Palavras Chave: Habitação Social; Sistemas Construtivos; Impactos; Cimento; Concreto; Madeira;

1        RESUMO

Este artigo aborda o motivo pelo qual deve haver a racionalização dos sistemas construtivos na construção de habitações sociais. Faz um comparativo entre as características do concreto, dos materiais cerâmicos e da madeira. Defendendo que os sistemas pré fabricados são melhores que os convencionais por ter um melhor custo x beneficio e ter menor impacto para o meio ambiente. Tem por objetivo expor as problemáticas dos sistemas construtivos convencionais com foco na poluição que estes causam e as poucas maneiras de reaproveitamento, expondo as qualidades da madeira. O artigo foi escrito baseado em pesquisas bibliográficas sobre os assuntos a serem apresentados. Concluindo que a madeira apresenta maior vantagem frente aos demais materiais.

2        INTRODUÇÃO

Os materiais e sistemas construtivos usados para se construir uma edificação, dentre outros itens, determinam o seu custo e rapidez de execução. Quando se fala em diminuir custos de construção, muitas vezes, é somente para as construtoras obterem maior lucro. Contudo, esse artigo vem abordar um outro propósito de economia na obra: viabilizar um maior número de habitações populares.

Para tanto, é necessário analisar como estão acontecendo as construções atuais, percebendo impactos ambientais, custo e qualidade. Essa análise deve ser feita observando os materiais e técnicas usadas para se conceber uma casa. Essas análises tem que ser feitas visando todo o ciclo de vida do material, desde sua fabricação até seu descarte.

Os sistemas construtivos industrializados estão cada vez mais conhecidos no Brasil e são o futuro da construção. Serão apresentados como alternativas aos sistemas convencionais por darem melhor qualidade a produção das edificações, diminuindo custos e impactos ambientais. Serão abordados os sistemas Huf-Haus, Hickry System e a empresa C.E Empreiteira aqui da região de Tubarão – SC.

Será feita a comparação entre todos os sistemas apresentados, convencionais e industriais, analisando as suas possibilidades enquanto projeto e pós construção, e sua aplicabilidade na produção de habitações de interesse social.

3        CIMENTO

O concreto armado foi a revolução da construção civil no inicio do século passado. Chamado de betão, na época possibilitou muitas estruturas que antes eram impossíveis de ser construídas. Tornou mais rápida a construção e mais barata, o que fez com que se difundisse pelo mundo todo.

Contudo, antes não havia preocupação com a natureza e o esgotamento dos recursos naturais. A grande atenção que se dá a preservação ambiental nos leva a pensar se o concreto aliado aos métodos construtivos do século passado ainda cabe à demanda de construção que temos, devida a quantidade de habitantes do nosso planeta.

As plantas de fabricação de cimento estão entre as maiores fontes de emissão de poluentes atmosféricos perigosos, dos quais se destacam dioxinas e metais tóxicos, como mercúrio, chumbo, cádmio, arsênio, antimônio e cromo; produtos de combustão incompleta e os ácidos halogenados. Os metais pesados contidos nas matérias-primas e combustíveis, mesmo em concentrações muito pequenas, devido à sua volatilidade e ao comportamento físico-químico de seus compostos, podem ser emitidos na forma de particulado ou de vapor, pelas chaminés das fábricas (USA, 1991; USEPA, 1996,citado por Santi & Sevá Filho, 2004, p.7 citado por BEATRIZ, NAVES, 2012, p. 80)

Imagem Fonte: Maria Beatriz Maury / Raquel Naves Blumenschein (2012)

[pic 1]

Percebendo os impactos citados por Beatriz e Naves, que avaliaram desde a remoção das matérias primas até o cimento estar pronto, confirmamos que ele deve ser, no mínimo, racionalizado nas construções, pois sua total extinção é bastante complexa, por causa de suas propriedades.

O concreto armado, apesar de ser poluente, oferece possibilidades que outros materiais não conseguem substituir. Por ele ser criado em estado pastoso, se adapta a qualquer forma e depois enrijece de tal forma ficando com grande resistência a compressão e tração. Essas propriedades do concreto podem vir a solucionar partes de uma obra, mas com uso racional, sem desperdício.

Atualmente, nas obras convencionais, o concreto é usado desde a fundação até o acabamento. Além disso é manuseado de forma rústica, o que gera grandes desperdícios e acarreta num maior custo da obra e a necessidade de se produzir mais cimento. Isso tudo agrava os impactos ambientais gerados pela sua produção. Se o concreto fosse utilizado somente nas etapas da obra onde ele é indispensável, e ainda usado de maneira correta, a agressão à natureza que a construção civil gera seria diminuída drasticamente.

4        CERÂMICAS

Outro material muito utilizado nas construções convencionais são os de origem cerâmica, como as telhas e os tijolos. Com vestígios de uso desde a pré-história, ainda são amplamente aplicáveis pois proporcionam bela estética e bom conforto térmico e acústico para a edificação.

Contudo, analisando o seu ciclo de vida, vemos que há muita poluição envolvida nos processos desde a fabricação até sua utilização final. Na imagem abaixo Mônica (2012) mostra esses impactos de maneira simplificada:

[pic 2]

Um grande problema das cerâmicas, assim como do concreto, é que ambos são muito difíceis de serem reutilizados, certas vezes impossível. No máximo irão servir como aterro.

A rapidez da obra interfere cada vez mais no custo total da edificação, já que a mão de obra está mais cara a cada dia. Uma parede de tijolos cerâmicos, leva um bom tempo para ser construída, e a única maneira de acelerar esse processo é colocando mais gente a trabalhar, o que acarreta num maior gasto.

Apesar dos itens citados acima, na região de Tubarão, sul de Santa Catarina, ainda se constrói muito com concreto armado e blocos cerâmicos, devido as suas propriedades e a mão de obra da região saber lidar bem com esse sistema construtivo. Além disso os consumidores tem certo preconceito com edificações de outros sistemas construtivos, e ainda são poucas as empreiteiras que construam edificações por sistemas industrializados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (980.5 Kb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com