TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Empresariais

Casos: Sistemas Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  3.419 Palavras (14 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 14

"Atualmente, as organizações substituem um conjunto de sistemas não integrados de processamento de transação por sistemas empresariais, integrados para realizar processos de negócios rotineiros e manter registros sobre eles. Um sistema empresarial é central para uma organização, e garante que as informações possam ser compartilhadas por todas as funções da empresa e por todos os níveis de gerência para apoiar a administração e o gerenciamento de um negócio. Alguns sistemas empresariais incluem sistemas de planejamento que auxiliam no processamento de pedidos, gerenciamento de estoque, compras e sistemas de gerenciamento de relacionamento com consumidores, marketing e os processos de serviço relacionados ao atendimento ao consumidor. O objetivo disso tudo, é satisfazer os consumidores e fornecer uma vantagem competitiva, reduzindo custos e melhorando o serviço."

Palavras Chave: Organização, Sistemas e Empresas

ABSTRACT

"Today, organizations replace a set of non-integrated systems for transaction processing business systems, integrated business processes to perform routine and keep records on them. A business system is central to an organization, and ensures that information can be shared for all business functions and all levels of management to support the administration and management of a business. Some systems include business planning systems that assist in order processing, inventory management, purchasing management systems and customer relationship , marketing and service processes related to customer service. the goal of all this, is to satisfy customers and provide a competitive advantage, reducing costs and improving service. "

Keywords: Organization, Systems and Business

1• Introdução

ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc). Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. Desta maneira, consegue-se ter uma melhor gestão empresarial.

Na sequencia serão identificados, por meio de pesquisas, uma maior explicação sobre sistemas empresariais; sistemas de processamento de transação , e suas definições; planejamento dos recursos empresariais.

2• SISTEMAS EMPRESARIAIS

Atualmente, as organizações substituem um conjunto de sistemas não integrados de processamento de transação por sistemas empresariais extremamente integrados para realizar processos de negócios rotineiros e manter registros sobre eles. Esses sistemas apoiam uma ampla gama de atividades empresariais associadas com o gerenciamento da cadeia de suprimento e gerenciamento do relacionamento com o consumidor.

Na nossa economia cada vez mais orientada para o serviço, um excelente serviço ao consumidor tornou-se um objetivo de virtualmente todas as empresas. Os funcionários que trabalham diretamente com os consumidores (seja em vendas, serviço ao consumidor ou marketing) demandam sistemas de processamento de transações de alta qualidade e suas informações relacionadas para fornecer um bom serviço ao consumidor.

Tais trabalhadores podem usar um sistema empresarial para verificar o estado do estoque de itens pedidos, verificar a programação planejada de produção para informar o consumidor quando o item estará em estoque ou entrar com os dados para programar a entrega ao consumidor.

Um sistema empresarial é central para uma organização e garante que as informações possam ser compartilhadas por todas as funções da empresa e por todos os níveis de gerência para apoiar a administração e o gerenciamento de um negócio. Os sistemas empresariais empregam um banco de dados operacionais e de planejamento fundamentais que podem ser compartilhados por todos. Isso elimina os problemas de falta de informações e informações inconsistentes causados por múltiplos sistemas de processamento de transação que atuam somente em uma função do negócio ou em em função de um departamento de uma organização.

Exemplos de sistemas empresariais incluem sistemas de planejamento dos recursos empresariais que auxiliam os processos da cadeia de suprimento, como o processamento de pedidos, gerenciamento de estoque, compras e sistemas de gerenciamento de relacionamento com consumidores que ajudam as vendas, o marketing e os processos de serviço relacionados ao atendimento ao consumidor.

Sem tais sistemas, registrar e processar as transações do negócio consumiria enormes quantidades dos recursos de uma organização. Esse conjunto de transações processadas também forma um inestimável armazém de dados para a tomada de decisão. O objetivo final é satisfazer os consumidores e fornecer uma vantagem competitiva, reduzindo custos e melhorando o serviço.

2.1 SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÃO

Toda organização possui muitos sistemas de processamento de transação (TPS). Esses sistemas incluem a entrada do pedido, controle do estoque, folha de pagamento, contas a pagar, contas a receber e o livro-razão, para citar apenas algumas. A entrada para esses sistemas inclui transações básicas do negócio, como pedidos do consumidor, pedidos de compra, recibos, cartões de ponto, faturas e pagamento de consumidores. As atividades de processamento incluem coletar dados, editá-Ios, corrigi-Ios, manipulá-Ios, armazená-Ios e produzir documentos. O resultado de processar transações de negócio é que os registros da organização são atualizados para refletir o estado da operação na época da última transação processada.

Um TPS também fornece aos funcionários envolvidos em outros processos de negócio - por meio de sistemas de informações gerenciais/sistemas de apoio à decisão (MIS/DSS), sistemas de informação de propósito especial e sistemas de gerenciamento de conhecimento - dados para ajudá-Ios a atingir seus objetivos.

Um TPS trabalha com uma grande quantidade de dados de entrada e saída e utiliza esses dados para atualizar os registros oficiais da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com