TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situação Da Organização E Dados Apresentados

Trabalho Universitário: Situação Da Organização E Dados Apresentados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 8

A senhora da uma olhada no trabalho todo, mas vê bem o três e o quatro, pra vê se tá direito, por favor. Tenho q enviar até sexta e ainda tenho o outro pra fazer. Bj te amo.

Introdução

No âmbito da Profissão Contábil , uma das questões discutidas no exercício da sua profissão é a Ética do contador. Veremos a seguir sobre a ética do contador de como ele deve agir em determinada situações. Como ele deve se comportar diante de problemas e fraudes como esse vivido na Schincariol. O que pode acontecer com ele e quais as penas possíveis que poderão ser impostas a quem comete tais atos. Veremos também o comportamento organizacional dessa empresa, tais como a situação econômica, a expansão da empresa e os aspectos éticos desconsideradas por ela. luziamariamoura@gmail.com

1. Código de ética do contador

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, ela serve para que haja equilíbrio e bom funcionamento social. Ela é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

A ética profissional trata dos direitos e do dever, de acordo como foi criado o código de ética profissional, que tem como objetivo nos guiar pela melhor forma na nossa profissão. É preciso ser honesto e leal sem se deixar corromper mesmo sendo coagido, sempre defendendo a verdade e a justiça, principalmente se for interesse da sociedade.

No capítulo II do código de ética do contador no Art. 2 e inciso I diz que você deve exercer sua profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observando toda a legislação vigente em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardando os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais; no inciso III diz q você deve zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços ao seu cargo. No mesmo capítulo no Art. 3 no inciso II diz que é vedado ao profissional contábil assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer

natureza com prejuízo moral ou desprestígio da classe; no inciso VIII diz que é vedado concorrer para realização de ato contrário à legislação ou destinado a fraudá-la ou praticar, no exercício da profissão, ato definido como crime ou contravenção;

O código de ética determina que o contabilista conheça os direitos e que eles sejam cumpridos. Nos incisos acima citados verificamos que os profissionais da empresa Schincariol não agiram como deveria agir mediante o código de ética do contador. Eles não exerceram sua profissão com zelo, responsabilidade, honestidade, ética e moral. Foram irresponsáveis trazendo prejuízo moral e desprestigiando a nossa classe indo contra os princípios de contabilidade e das normas brasileiras de contabilidade. O profissional tem o dever e obrigação de zelar pela sua profissão, defendendo seus direitos e cumprindo todas as suas obrigações. Consciente sempre que nada pode justificar o seu erro sendo ele por conta própria ou a mando de clientes ou empregadores. O que ele deve fazer é sempre encontrar um meio lícito para satisfazer seus cliente ou empregadores.

0 contador deve como todo profissional agir com responsabilidade e comprometimento. Deve

agir com perfeição no desenvolvimento de suas funções nas formas legais e lícitas, sabendo

que seu serviço é fundamental para sobrevivência da empresa. O profissional contábil tem q

provar sua importância perante a sociedade não apenas pela profissão, mas também pelo seu

profissionalismo e sua conduta ética e moral.

Existem regras básicas e as elaborações das demonstrações contábeis devem ser feita de acordo com os princípios fundamentais das Normas Brasileira de Contabilidade editadas pelo CFC. Ela deve ser apresentada de forma clara, objetiva e honesta. Nos dias de hoje as suas atitudes em relações as questões éticas podem ser o diferencial no mercado de trabalho. Pode ser um passo rumo ao sucesso ou ao fracasso. Em nenhum momento os contadores da Schincariol agiram com ética e moral. Eles deveriam respeitar os princípios da moral, da ética e do direito, atuando com lealdade, idoneidade e honestidade no desempenho de suas atividades, sob pena de responder civil, criminal, ética e profissionalmente por seus atos.

A profissão contábil é regida pelo Código de Ética Profissional do Contabilista que estabelece em seu Capítulo V:

Art.12 -A transgressão de preceito deste código constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades:

1 - advertência reservada

II - censura reservada

III - censura pública

Parágrafo Único: Na aplicação das sanções éticas, são consideradas como atenuantes:

I -falta cometida uma defesa de prerrogativa profissional;

II - ausência de punição ética anterior;

III - prestação de relevantes serviços à contabilidade.

Art.13 - O julgamento das questões relacionadas à transgressão de preceitos do Código de

Ética incumbe, originariamente, aos Conselhos Regionais de Contabilidade, que funcionarão

como tribunais regionais de ética e disciplina, facultado recurso dotado de efeito suspensivo,

interposto no prazo de quinze dias para o Conselho Federal de Contabilidade em sua condição

de tribunal superior de ética e disciplina.

Parágrafo Primeiro: O recurso voluntário somente será encaminhado ao Tribunal

Superior de Ética e Disciplina se o Tribunal Regional de Ética e Disciplina respectivo mantiver

ou reformar parcialmente a decisão.

Parágrafo Segundo: Na hipótese do inciso III do art. 12, o Tribunal Regional de Ética e

Disciplina deverá recorrer "ex officio"de sua própria decisão (aplicação de pena de censura

pública).

Parágrafo terceiro: Quanto se trata de denúncia, o Conselho Regional de Contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com