TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre A Pesquisa

Trabalho Universitário: Sobre A Pesquisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  4.088 Palavras (17 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 17

REFLETINDO SOBRE A PESQUISA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL

ABREU, Roberta Melo de Andrade

ALMEIDA, Danilo Di Manno de

O objetivo deste artigo é discutir o conceito de pesquisa e sua importância na prática e na formação dos professores do ensino fundamental. Pautamos nossa discussão inicialmente no conceito de pesquisa de uma maneira geral e posteriormente trabalhamos com a pesquisa em educação: pesquisa acadêmica, pesquisa escolar e pesquisa da própria prática pedagógica. Através de uma distinção desses tipos de pesquisa salientamos a necessidade do professor do ensino fundamental vivenciá-las durante sua formação e praticá-las em sua prática pedagógica.

Palavras-chave: pesquisa – prática pedagógica – formação docente

REFLECTING UPON RESEARCH AND ITS IMPORTANCE IN THE EDUCATION AND PRACTICE OF PRIMARY SCHOOL TEACHERS

This paper aims at discussing the notion of research and its importance in the practice and education of primary school teachers. We argue first about the concept or research in a global framework, and then we look up at research in education: academic research, scholar research, and research about pedagogical practice. Through this distinction, we highlight the necessity for the primary school teachers of experimenting them during university education and integrating them in their pedagogical practice..

Keywords: research practice- pedagogical practice – teachers education.

Introdução

Nesse estudo faremos uma reflexão a respeito do conceito de pesquisa e sua importância na formação e na prática pedagógica dos professores do ensino fundamental. Implementaremos nossa reflexão trabalhando inicialmente o conceito de pesquisa numa perspectiva mais abrangente, e em seguida partiremos para uma particularização desse conceito em três classificações: a pesquisa acadêmica, a pesquisa escolar e a pesquisa da própria prática pedagógica. Posteriormente falaremos da importância dessas pesquisas na formação e na prática dos professores.

O que nos move nessa reflexão é um conjunto de vivênvias no âmbito da formação de educadores. A partir dessas vivências podemos afirmar que estamos diante de um cenário complexo que apresenta demandas de várias naturezas quando referimo-nos à formação do educador. Quando fazíamos a pesquisa bibliográfica para o nosso trabalho notamos um grande número de publicações sobre formação de professores priorizando aspectos diferentes. Falou-se em professor “construtivista” (BRASIL,2000;TORRES,2004) professor “mediador” (BRASIL,2000;CAGLIARI,1999), “professor reflexivo” (PIMENTA,2002) “professor pesquisador” (SCHON,2000;ZEICHNER,1999) etc. Dentre esses conceitos indagamos: o que é possível ser e fazer quando do exercício de construção e execução da prática docente? Para responder a essa questão é necessário uma análise do significado desses adjetivos e sobretudo do termo professor. Nesse momento nos concentraremos no termo professor pesquisador. Faremos análise desses termos tomando como base o conceito de pesquisa, e sua aplicação na formação e na prática docente.

1. O que é pesquisa

Concordamos com Gatti quando afirma que a pesquisa é, primeiramente obter conhecimentos sobre alguma coisa. De um modo geral, a necessidade de pesquisar surge a partir de inquietações, perguntas, dúvidas a respeito de algum tema, a busca de respaldo para pensamentos e afirmações. Se partirmos para uma particularização desse conceito nos defrontaremos com tipos diferentes de pesquisa; pesquisa de mercado, pesquisa científica, pesquisa de opinião, advindo um leque de possibilidades para compreendermos o seu verdadeiro conceito. E a autora ainda assevera que:

“Pesquisa é o ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa.[...]Contudo, num sentido mais estrito, visando a criação de um corpo de conhecimentos sobre um certo assunto, o ato de pesquisar deve apresentar certas características específicas. Não buscamos, com ele, qualquer conhecimento, mas um conhecimento que ultrapasse nosso entendimento imediato na explicação ou na compreensão da realidade que observamos..” (GATTI, 2002,p.p. 9,10)

Respaldamo-nos mais uma vez no pensamento de GATTI quando menciona que o ato de pesquisar tem características específicas. Então, cabe o seguinte questionamento: de que pesquisa estamos falando? Nesse estudo ainda discorreremos sobre três tipos de pesquisa: a pesquisa acadêmica, a pesquisa da própria prática pedagógica e a pesquisa escolar. Convém explicitar que ao longo do texto voltaremos a discutir essa questão.

A partir das definições da autora sobre pesquisa explicitamos nossa compreensão do termo acreditando ser também, a capacidade de questionamento, que não admite resultados definitivos, estabelecendo a provisoriedade metódica como fonte principal da renovação científica. A seguir discorreremos sobre os fundamnetos teóricos que explicam as diversas formas de fazer pesquisa

1.2 As faces da pesquisa

De acordo com as diversas concepções de ciência e com a questão da criatividade diante dos métodos científicos nos deparamos com inúmeras formas de se fazer a pesquisa. Para explicitarmos aqui algumas dessas formas é importante esclarecer o que nos diz o autor Pedro Demo (2005, p.18): “Compreendida como capacidade de elaboração própria, a pesquisa condensa-se numa multiplicidade de horizontes no contexto científico”.

A pesquisa é, também, um estudo pessoal, pois carrega em si marcas, inferências e atitudes investigativas de quem a faz. É um estudo delineado pelo rigor que é compreendido de diversas formas no cenário científico. Vejamos a seguir algumas dessas formas segundo diferentes autores.

Gressler (1983) aponta uma dessas formas como pesquisa experimental que tem como objetivo investigar possível causa e efeito através da exposição de um ou mais grupos em uma ou mais condições de tratamento e comparar os resultados com um ou mais grupos, que não receberam determinado tratamento. Uma das características dessa pesquisa é o rigoroso controle e a manipulação das variáveis experimentais.

Buscando Rummel (1972), notamos que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com