TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre os motivos da recusa do laboratório Sanofi da marca Plasil

Artigo: Sobre os motivos da recusa do laboratório Sanofi da marca Plasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

O grupo francês Sanofi colocou à venda um dos seus tradicionais medicamentos, o Plasil. Pelo menos três laboratórios com operações no País estão interessados em adquirir o produto, avaliado em cerca de R$ 70 milhões, apurou o jornal O Estado de S. Paulo.O laboratório sul-africano Aspen Pharma e os nacionais Daudt Oliveira e FQM Farmoquímica, todos com fábrica no Rio de Janeiro e atuação no segmento de medicamentos isentos de prescrição, estariam entre os interessados, afirmaram fontes. As negociações deverão ser concluídas nas próximas semanas. As vendas do Plasil no País atingem receita de cerca de R$ 20 milhões anuais.ESTADÃO CONTEÚDO. Sanofi quer se desfazer do medicamento Plasil. Info Abril/O Estado de S. Paulo. 11 abr. 2014. Disponível em:

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2014/04/sanofi-quer-se-desfazer-do-medicamento-plasil.shtml. Acesso em: 11 abr. 2014.

Ao saber que a Sanofi pretendia se desfazer do Plasil, um jornalista procurou três consultores para saber o que achavam a respeito do assunto. Na ocasião, os consultores foram pegosde surpresa: nenhum deles havia ouvido falar dessa venda e, por essa razão, não se sentiam confortáveis para discorrer com segurança sobre o fato. Mesmo assim, o jornalista pediu acada um que desse sua opinião como estudioso da área de marketing e o resultado foi o seguinte:

I. Para o consultor Venceslau, a venda do Plasil indicava que o produto provavelmente entrara em uma fase de declínio e, por isso, a Sanofi decidira investir os recursos gerados por suas “vacas leiteiras” em conceitos mais inovadores, o que contribuiria para a recuperação de sua participação no mercado.

II. A consultora Maria Quitéria entendia que a Sanofi decidira vender o Plasil a outra empresa porque já não tinha grandes expectativas de crescer nesse segmento e que, embora o produto pudesseainda ser uma “vaca leiteira” e gerasse, com isso, muitos recursos para a farmacêutica francesa investir em “oportunidades”, não valia a pena mantê-lo em linha.

III. Edgard, o terceiro consultor, disse ao jornalista que a venda de um produto como esse, cuja receita anual beirava os 20 milhões de reais, talvez se explicasse pela necessidade de a Sanofi gerar caixa imediato para investir no desenvolvimento de novos produtos no curto prazo.

Ainda que não tenhamos certeza dos reais motivos que levaram a Sanofi a vender o Plasil a outro laboratório, podemos afirmar que

a.

nenhum dos consultores parece ter chegado perto do que de fato teria levado o laboratório Sanofi a se desfazer da marca Plasil.

b.

apenas a consultora Maria Quitéria conseguiu entender a real situação do laboratório Sanofi e que os consultores Venceslau e Edgard emitiram opiniões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com