TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioantropologia Roque de Barros Laraia

Por:   •  24/5/2015  •  Ensaio  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

1. Nosso modo de ver o mundo faz parte da nossa herança cultural, podemos identificar pessoas de culturas diferentes por uma serie de características, seja ela: comer, vestir e o modo de falar que é a forma mais clara de observar diferentes culturas. Temos ainda diferenças culturais em ações fisiológicas como: rir, posturas corporais, em atos de dar a luz, na índia, por exemplo, boa parte das mulheres dá a luz em pé, já nós somos deitadas sobre as costas e os Tupis e outros índios a posição é de cócoras.

A maneira com que sentamos a mesa, utilizamos o garfo, o que comemos também define nossa cultura, os japoneses, por exemplo, comem com “hashi” uma espécie de palito, em alguns lugares se come com as mãos. E consideramos o nosso modo de viver o mais correto.

2. A) Quando membros de uma sociedade agem da mesma maneira, eles estão expressando o padrão cultural desse grupo.

B) Quando o individuo de uma sociedade não age de acordo com os padrões estabelecidos pelo grupo.

C) É Discriminar uma pessoa que não tem o mesmo padrão cultural, é querer que outro seja igual a mim.

D) Tratamento desigual dado as pessoas dividi-las em função as suas características raciais, religiosas, sexo, idade, cor, estado civil, ou por ser a pessoa, portadora de algum tipo de deficiência.

E) Um individuo etnocêntrico considera as normas e valores de sua cultura melhores do que das outras.

3. O individuo participa diferentemente da sua cultura de acordo com sua faixa etária, sexo. Estes impedimentos decorrem geralmente da incapacidade de desempenho das funções que dependem de força física ou agilidade.

4. A) Mesmo que o individuo seja impedido de participar de funções em sua cultura, deve-se participar o mínimo a fim de permitir o mesmo articular com os demais membros da sociedade. Todos devem saber como agir em determinadas situações. Só assim é possível o controle de determinadas ações

5. A cultura é dinâmica porque as pessoas e os lugares se modificam, muitas vezes podem levar anos para que ocorra mudanças, ou não se levarmos em conta as misturas de culturas um exemplo é um brasileiro que se casa com um japonês, são culturas diferentes e com isso eles criarão a “própria cultura” o que é mais um modo de “viver bem” ambos ficarem satisfeitos.

6. Segundo o antropólogo Roque de Barros Laraia, a mudança de valores e hábitos em uma cultura pode ter duas fontes, uma interna e outra externa. As internas seriam aquelas que resultam da ação do tempo em uma sociedade, sem qualquer influencia de fora e que podem ser aceleradas por grandes descobertas tecnológicas. Já as externas resultam do contato com outros povos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com