TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia E Geopolítica

Monografias: Socioeconomia E Geopolítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1

Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

A ascensão dos Estados Unidos

Hoje em dia, devido à globalização e a toda agilidade que encontramos nos meios de comunicação, é certamente fundamental estar informado e atento às mudanças. Mudanças não somente nos fatos que nos cercam, mas também em fatores ligados aos quatros cantos do planeta, sendo eles de interesse imediato ou não.

Primeiramente cabe analisar o que é hegemonia. Para Giovanni Arrighi (1996), hegemonia refere-se especificamente à capacidade de um Estado exercer funções de liderança e governo sobre um sistema de nações soberanas. Em princípio, esse poder pode implicar apenas a gestão corriqueira desse sistema, tal como instituído num dado momento.

A hegemonia pode sim ser exercida sem a ameaça ou sem a utilização da força, bastando apenas que os grupos subordinados “confiem” no grupo dominante, logo saberão que os objetivos do grupo hegemônico serão em prol dos interesses gerais e não apenas dos interesses próprios, os quais beneficiariam sua nação ou as nações que a eles sejam convenientes.

A segunda revolução industrial ocorre com o esgotamento da primeira e estende se desde o final do século XIX, passando pela primeira Guerra Mundial e se concretizando com a multiplicação do “fordismo” e do “taylorismo” como técnicas de produção, o que significou a passagem da hegemonia da Inglaterra para os Estados Unidos da América (EUA).

Deste modo, os americanos vão se expandindo cada vez mais: há um altíssimo poder econômico. A sua economia prospera mesmo após essas guerras. Com isso as indústrias vão sendo construídas, sua produção vai aumentando, a tecnologia vai se desenvolvendo, e assim, com o passar do tempo, vai se modernizando em todos os sentidos, econômicos, políticos e sociais. A nova ordem mundial concentrou um poder mundial jamais visto anteriormente.

Então podemos dizer que a hegemonia estadunidense toma-se corpo basicamente durante a Segunda Guerra Mundial e alcançou seu auge por alguns anos depois. Ao fim de toda essa batalha, os americanos estão inseridos no cenário mundial como uma potência econômica bastante forte. Estavam aos poucos ampliando seus poderes, possuía um potente império, as matérias primas eram abundantes.

Questão 2

A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

Objetivos do Milênio

Em setembro do ano 2000, durante a Cúpula do Milênio, 189 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) analisaram os maiores problemas mundiais e firmaram um pacto que ficou conhecido como a Declaração do Milênio. Trata-se de um compromisso universal com a erradicação da pobreza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com