TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia E Geopolítica

Casos: Socioeconomia E Geopolítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1

Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

O término da hegemonia Britânica iniciou-se com a pluralização da revolução industrial, equiparando o comércio e a economia mundial. Diante disso com a revolução tecnológica, produziam se mais do que se consumia, gerando uma determinada crise que resultou na criação de tarifas protecionistas por outros países e a reversão do livre-cambismo como prática no comércio internacional. Dessa forma, o protecionismo industrial favoreceu o aumento global de produção em níveis até maiores do que na fase anterior, do livre comércio, e por outro lado a escalada protecionista teve consequências para a política internacional uma vez que a competição comercial acrescida entre os Estados Europeus levou a constantes guerras comerciais. Esses conflitos foram causas determinantes das inflexões que ocorreriam nas políticas externas dos principais países do continente europeu, causando o enrijecimento do sistema de alianças e levando a formação de blocos de poder antagônicos. As ligações entre a economia política internacional desse período com a ação internacional das potências europeias contribuíram decisivamente para a ascensão do nacionalismo radical que transformou o cenário político na Europa e nos Estados Unidos. Assim, o fortalecimento gradual das propostas políticas nacionalistas repercutiu sobre o pensamento político e econômico das principais potências da época, a concorrência não opunha apenas os conglomerados empresariais, como também as nações inteiras, cujo os governos eram impelidos a pensar e a agir como se os ganhos econômicos e políticos dos oponentes representassem perdas irreparáveis para os próprios interesses vitais. O segundo fator que iniciou a hegemonia americana foi o início do Fordismo por Henry Ford nos Estados Unidos que seria o princípio de: “produção e consumo em alta escala diretamente proporcionais” que por fim levou a consequente ascensão dos Estados Unidos e o esperado declínio da Inglaterra como hegemonia.

Questão 2

A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

Brasil

Em relação ao primeiro objetivo – Acabar com a fome e a miséria - o Brasil conseguiu reduzir a fome pela metade comparando como era em 1990 com 2002 e ainda conseguiu reduzir a porcentagem de pobres a ¼ da de 1990 em 2008. Essas conquistas foram alcançadas graças a iniciativas como “Brasil sem miséria” e “Brasil carinhoso”. Importante ressaltar que, até 2012, a extrema pobreza já foi reduzida em 40%.

O segundo objetivo - educação básica e de qualidade para todos - em 2009 95,3% da população com faixa etária de 7 a 14 anos frequentava o ensino fundamental e, no mesmo ano, 75% dos jovens que haviam atingido a maioridade concluíram o ensino fundamental.

No que tange ao terceiro objetivo - igualdade entre os sexos e a valorização da mulher - meninas e mulheres já são maioria em todos os níveis de ensino, mas mesmo que tenha havido melhoria nos indicadores a desigualdade continua na política, no mercado de trabalho (ainda que a PEA feminina tenha passado de 44,4% em 2003 para 46,1% em 2011e o rendimento real médio das mulheres tenha crescido 24,9% entre 2003 e 2011). A violência doméstica continua atingindo milhares de mulheres, o País conta com acordos para tentar enfrentar essa situação de forma satisfatória como o “pacto nacional pelo enfreamento a violência contra a mulher”.

O quarto objetivo – reduzir a taxa de mortalidade infantil – tem sido atingido, visto que passou de 29.7 em 2000 para 15,6 em 2010 (taxa menor que a prevista para 2015 que era de 15,7). No mesmo contexto, a taxa de mortalidade de crianças abaixo de cinco anos apresentou queda de 65% entre 1990 e 2010.

Em relação ao quinto objetivo - melhoramento da saúde das gestantes - o Brasil ainda não alcançou a meta de reduzir a mortalidade materna em ¾ entre 1990 e 2015, entretanto entre janeiro e setembro de 2011 a mortalidade materna diminuiu 21%. De 2010 a 2011 foi constatado um aumento de 125% no número de gestantes com sete ou mais consultas pré-natal. Para melhor realização desse objetivo o Brasil conta com ideias como “saúde mais perto de você” e a “rede cegonha”.

O sexto objetivo - combater a AIDS, a malária e outras doenças – também tem sido conquistado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com