TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia, August Comte

Trabalho Escolar: Sociologia, August Comte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

⦁ De a bibliografia de August Comte

Auguste Comte (1798-1857) foi um filósofo francês, nascido em Montpellier, França. É conhecido como o criador da corrente de pensamento denominada “Positivismo". Escreveu um livro chamado “Curso de Filosofia Positiva”, que seria uma filosofia das ciências. De um lado, originou uma classificação das ciências, por ordem de complexidade; de outro, formulou a Lei dos Três Estados, que é o alicerce fundamental de sua obra. Em 1826, Comte foi internado em uma clínica de saúde mental para tratar problemas psiquiátricos. Em 1848, o pensador francês criou uma “Sociedade Positivista”, que obteve muitos seguidores. Comte faleceu em Paris, França, no dia 5 de setembro de 1857.

⦁ Comente a lei dos 3 estagios da humanidade

A Lei dos Três Estados é o fundamento da obra de Comte. Essa Lei postula que os três estados (três formas de concepção da realidade), de acordo com a história humana, são os estados: teológico, metafísico e positivo.

Teológico: No estado teológico, Deus está presente em tudo, todas as coisas são explicadas a partir da vontade dele. Esse estado tem três subdivisões: fetichismo, politeismo e monoteismo.

Metafísico: O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal e a descrença em um Deus leva a crer em relações misteriosas entre as coisas. Os fenômenos são explicados por meio de forças ocultas.

Positivo: Este estado ficou conhecido como Positivismo, no qual a humanidade busca respostas científicas para todas as coisas, a natureza e seus fatos. Seria o resultado dos dois estágios anteriores. O conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro.

⦁ Comente os dois movimentos da sociedade

Os dois movimentos que Comte distinguiu na sociedade foram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples que seria o progresso, transformando as sociedades. Já o movimento estático, é a ordem que seria responsável pela preservação dos elementos responsáveis por garantir um bom funcionamento da sociedade, sendo todos os elementos que contribuem para a preservaçao e ordem na sociedade, como por exemplo a familia, religiao, Estado, leis, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com