TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Comte

Trabalho Escolar: Sociologia Comte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Sociologia

Para Comte o objeto de estudo é a sociedade, compreendendo a sociedade como a humanidade (unidade de todas as sociedades).

O método para estudar e conhecer a sociedade deve ser o mesmo das ciências da natureza, o método científico, entendido dentro do mesmo espírito que o dos fenômenos astronômicos, físicos, químicos, buscando encontrar leis naturais invariáveis, que expliquem o grande fenômeno do desenvolvimento da humanidade (COVEZZI & CASTRO, 2006).

O método para estudar a sociedade deve seguir dois critérios, o histórico, que mostra o avanço da humanidade e pode estabelecer as leis de seu desenvolvimento e o sistemático, que estuda o conjunto dos fenômenos sociais. Comte foi o primeiro pensador a conceber uma ciência para estudar a sociedade, denominando inicialmente de Física Social.

Comte acreditava que, conhecendo as leis gerais que explicassem a organização da sociedade, encontraria explicações irrefutáveis para o desenvolvimento da humanidade e seria possível apresentar propostas de ação para a manutenção da ordem social.

A sociedade (humanidade) não pode ser pensada a partir do indivíduo isolado ou de uma sociedade particular. A história das sociedades forma a história do desenvolvimento da humanidade, e a história do indivíduo tem em si a história do desenvolvimento do espírito da humanidade. (primazia do todo sobre as partes)

Era necessário fornecer aos homens novos hábitos de pensar, de acordo com o conhecimento científico da sua época.

Modificando os homens, consequentemente modificar-se-iam as instituições sociais e a sociedade. Comte divide o objeto de estudo em duas partes: estática e a dinâmica.

Sociologia estática: estuda as condições gerais de toda a vida social. É o estudo da ordem social, e três elementos são importantes: a) propriedade; b) família e c) linguagem.

Sociologia dinâmica: estuda a evolução da sociedade (progresso), que, segundo Comte, passaria pelos três estados: teológico, metafísico e o estado maior de evolução, que seria o estado positivo.

A criação da Sociologia permitiria compreender o processo evolutivo da sociedade e os caminhos da história da espécie humana. Com a lei dos três estados, ele acreditava que tinha conseguido decifrar o passado, o presente e o que seria o futuro da humanidade.

A sociologia seria a ciência que propiciaria a unidade social. A sociedade ainda teria seu poder temporal, que na sociedade industrial estaria nas mãos dos industriais e dos banqueiros. E o seu poder espiritual ficaria nas mãos dos homens da ciência. Os trabalhadores deveriam se redimir e aceitar suas funções na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com