TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia E Augusto Comte

Dissertações: Sociologia E Augusto Comte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 2

SOCIOLOGIA E AUGUSTO COMTE

Sociologia é a ciência humana que estuda as relações sociais entre diversos grupos de pessoas dentro e fora da comunidade a que elas pertencem que retrata a realidade o dia a dia, seu objeto de estudo é a organização social e interação social. O primeiro a nomear essa ciência de Sociologia foi o filósofo francês Augusto Comte, primeiramente ele criou uma corrente filosófica que se chamava positivismo que foi fundamentada pela Lei dos 3 Estados que são: Estado Teológico: a sociedade se baseava somente em princípios religiosos; Estado Metafísico: sociedade regida por princípios filosóficos; Estado Positivo: a sociedade explica/baseia tudo pela ciência. No Positivismo a ideia era o progresso, partindo da ideia que a sociedade estava caminhando partindo da Teologia, passando pela metafísica até o positivismo a era mais avançada da sociedade. Ele queria criar uma ciência que analisa-se, estuda-se cientificamente e resolve-se os problemas da sociedade para garantir a ordem levando ao progresso. Assim ele criou a Sociologia com o objetivo de juntar todos os seus estudos feitos sobre as Ciências Humanas.

Outros nomes importantes que contribuíram com o desenvolvimento da Sociologia e criaram outras terias foram Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Depois da Revolução Francesa e Industrial a Sociologia entrou em ação para explicar e ajudar a entender as novas sociedades e suas culturas que surgiram com essa nova era Pós-revoluções que causou mudanças socioeconômicas na sociedade da época. Sociologia é a área onde se estuda as relações entre pessoas que vivem em comunidade ou sociedade, as relações entre diferentes grupos sociais e tenta compreender a estrutura, a organização, o funcionamento e evolução da sociedade, enfim a realidade social.

Ela é aplicada em planejamentos de Programas sociais e Governamentais e também no Conhecimento sociológico que auxilia os pesquisadores e estudiosos a entenderem melhor o comportamento dos grupos sociais e da sociedade em geral. A Sociologia vem da sociedade está dentro do seu objeto de estudo, pois todo conhecimento é um produto social.

Referencias:

http://www.brasilescola.com/sociologia/sociologia2.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_Comte#A_lei_dos_tr.C3.AAs_estados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com