TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia De Durkheim

Exames: Sociologia De Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 5

1. Qual a contribuição de Durkheim para a Sociologia?

Embora Comte seja considerado o pai da sociologia e tenha-lhe dado esse nome, Émile Durkheim (1858-1917), é apontado como um de seus primeiros grandes teóricos. Ele e seus colaboradores se esforçaram por emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constituí-la como disciplina rigorosamente científica. Em livros e cursos, sua preocupação foi definir com precisão o objeto, o método e as aplicações dessa nova ciência.

2. Segundo Durkheim, qual é o objeto de estudo da Sociologia?

Emile Durkheim definiu com clareza o objetivo da sociologia em uma de suas obras fundamentais “As regras do método sociológico” publicada em 1895 dizendo sobre os fatos sociais.

3. Quais são as características do Fato Social? Explique cada uma delas.

O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.

Exterioridade – quando o indivíduo nasce à sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo.

Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

4. Quais são as sanções que o individuo sofre quando tenta se rebelar contra as normas e regras sociais? Explique e exemplifique cada uma delas.

Legais são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente. Ex. As multas de trânsito.

Espontâneas seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Diz Durkheim, exemplificando este último tipo de sanção: “Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável.”

5. A escola é um fato social? Justifique sua resposta.

Sim. A Escola é um fato social. Nela evidencia-se a coerção social que é imposta aos alunos através de regras e normas sociais. Ela é exterior aos indivíduos, ou seja, não depende de vontades ou escolhas pessoais para sua existência. A educação formal e a informal desempenha , segundo Durkheim , uma importante tarefa nessa conformação dos indivíduos á sociedade em vivem, a ponto de, após algum tempo, as regras estarem internalizadas nos membros de grupos e transformadas em hábitos.

6. Segundo Durkheim quais são os procedimentos que o pesquisador deve ter para realizar uma pesquisa com objetividade cientifica?

Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, isto é, objetos que, lhe sendo exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparadosindependentemente do que os indivíduos envolvidos pensassem ou declarassem a seu respeito.Tais formulações seriam apenas opiniões, juízos de valor individuais que podem servir de indicadores dos fatos sociais, mas mascaram as leis de organização social, cuja racionalidade só é acessível ao cientista.Imbuído dos princípios positivistas, Durkheim queria com esse rigor, à maneira do método que garantia o sucesso das ciências exatas, definir a sociologia como ciência, rompendo com as ideias e o senso comum – "achismos” – que interpretavam de maneira vulgar a realidade social.

7. Segundo Durkheim qual e a finalidade da sociologia?

Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social. A sociedade, como todo organismo, apresentaria estados normais e patológicos, isto é, saudáveis e doentios.

8. O que é consciência coletiva?

A definição de consciência coletiva aparece pela primeira vez na obra Da divisão do trabalho social: trata-se do “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade” que “forma um sistema determinado com vida própria”.A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com