TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Geral

Pesquisas Acadêmicas: Sociologia Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo pag. 179-189 cap.8

As diferenças Sociais

Durante o século XX muitos foram os movimentos sociais que buscavam uma sociedade igualitária,esta luta vem acontecendo desde o século XIX.O termo “igualitária”era compreendido de forma equivocada pois é impossível ter uma sociedade de iguais,ou seja as diferenças individuais e suas habilidades deveriam ser descartadas.

A utopia da igualdade a ser concretizada esta na obtenção de direitos iguais a todos,independentemente de sua condição social,sexual,de raça,de etnia,etc.O atendimento das necessidades básicas-como por exemplo:alimentação,moradia,saúde,bem-estar-social etc.Deve integrar os direitos fundamentais da existência humana.

O próprio conceito de democracia esta sendo permanentemente redefinido,quando a antiga Atenas o utilizava,não incluía as mulheres e os escravos,o processo de conquista do direito de voto pelas as mulheres é um bom exemplo de como os direitos se ampliam de acordo com a realidade social e o grau de participação.Infelizmente ainda a muitos lugares aonde o voto da mulher não é reconhecido.

A estratificação social é a expressão que se refere a divisão da sociedade em camada ou (estratos),na qual os ocupantes tem acesso desigual a oportunidades sociais e recompensas,aqui “estrato”significa um conjunto de pessoas que detém os mesmo status ou posição social.Dentre os fatores principais que levam a estratificação estão:a competição,o conflito,a divisão do trabalho e a especialização.Em grau menor mais não menos importante estão as diferenças biológicas exemplo a diferença de idade,de sexo,de raça e de etnia.

Barreiras Sociais podem ser consideradas como todo elemento cultural perfeitamente identificado destinado a tornar difícil ate mesmo impossível o acesso a um grupo ou camada social. A existência de barreiras sociais esta diretamente relacionada com a estratificação social como, por exemplo: a endogamia, a etnia, qualquer forma de exclusivismo profissional, religioso, nacional ou racial.

A desigualdade social descreve uma condição na qual os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riquezas, prestigio ou poder.Todas as sociedades possuem alguma característica de desigualdade social.Toda sociedade é formada por pessoas onde há finitas diferenças de idade,sexo,força,resistência,velocidade,acuidade visual ou auditiva,inteligência,beleza,e assim por diante,uma vez que não é possível uma sociedade composta por membros exatamente iguais.No entanto quando utilizamos a expressão “sociedade igualitária”estamos nos referindo a igualdade de oportunidades deve ser destinada a todos os indivíduos dessa sociedade,sem descriminação de nenhuma espécie.No combate a desigualdade social,busca-se atingir a equidade social, que é o direito de as pessoas participarem não só da atividade política e econômica mas também o direito ao acesso a um conjunto de serviços públicos que permitam manter um nível adequado de vida.

Nessa tese dois autores tratam do problema da estratificação social, os mais discutidos são Karl Marx e Max Weber cada um com seu ponto de vista, e suas diferentes perspectivas continuam a ser ate hoje um dos principais modos de estudar a estratificação. Vejamos a teoria de Marx em relação à desigualdade, as classes do ponto de vista marxista, constituem um sistema de relações em que cada classe pressupõe a existência de outra, ou de outras, não pode haver burguesia sem proletariado ou vice-versa. A analise da desigualdade social no capitalismo e seus desdobramentos feita por Marx tinham por objetivo uma rápida instrumentalização, deste modo privilegiou as classes que considerava fundamentais e que determinava os rumos que seriam seguidos pela sociedade capitalista.

Já a teoria de Weber sobre a desigualdade diferentemente de Marx, Max Weber utiliza três dimensões da sociedade para identificar as desigualdades nelas existentes: a economia e a política que estão relacionadas a três componentes distintos de estratificação: classe (riqueza e poder), status (prestigio e poder). A diferenciação segundo Weber é representada, portanto pelos rendimentos, bens e serviços que o individuo possui ou de que dispõem.

Estamentos na sociedade feudal ou estados existiram durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com