TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia - Tempos Modernos Tempos De Sociologia

Trabalho Escolar: Sociologia - Tempos Modernos Tempos De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  7.042 Palavras (29 Páginas)  •  1.728 Visualizações

Página 1 de 29

1. Introdução

2. Trabalho e Sociedade

3. Como o trabalho se transforma em mercadoria

4. O significado da mais valia

5. As desigualdades sociais estabelecidas pelo capitalismo

6. As desigualdades sociais no Brasil

7. Quem foi KARL Marx

8. Capitalismo X socialismo

9. Conclusão pessoal 

Introdução

A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis...), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

Cobre todas as áreas do convívio humano, desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso.

A sociologia estuda as relações de formalidade presentes na vida e nas sociedades. Como é relativa aos fatos e à realidade, não determina regras dos estados sociais e das particularidades da conduta humana, porque esse é objetivo da filosofia e ética social.

A sociologia surgiu como uma disciplina a partir de fins do século XVIII, berço das revoluções industrial e francesa. As transformações sociais políticas, econômicas, culturais, o desenvolvimento da ciência... desencadeadas a partir de então, alimentaram a idéia de que a vida em sociedade é fruto do trabalho e da invenção humana. Essa nova mentalidade contribuiu para o desenvolvimento de um campo de estudos dedicados a compreender o sentido das transformações sócias e a maneira como os indivíduos a elas reagiam.

Trabalho e sociedade

A História mostra que o trabalho é visto de formas diferentes e valorizado de acordo com a relação que cada sociedade estabelece com esta atividade.

O trabalho nas diferentes sociedades

Sociedade greco-romana: A escravidão era fundamental para manter os cidadãos comuns longe do trabalho braçal, discutindo os assuntos que proporcionariam o bem-estar de seus semelhantes;

Sociedade feudal: Quem de fato trabalhava eram os servos, os aldeões e os camponeses livres. Os senhores feudais e o clero exploravam e viviam do trabalho destes primeiros.

Sociedades tribais: Nas sociedades tribais o trabalho é uma atividade vinculada às outras, bem diferente das outras sociedades. A produção (trabalho) está vinculada a mitos e ritos, ligada ao parentesco, às festas, às artes, enfim a toda a vida do grupo.

O trabalho na sociedade capitalista. O capitalismo é marcado pelo aparecimento de um tipo inédito de mercadoria a força de trabalho.

Podemos afirmar que o trabalho se transforma em força de trabalho quando se torna uma mercadoria que pode ser comprada e vendida. E, para que ele se transforme em mercadoria, é necessário que o trabalho seja desvinculado de seus meios de produção, ficando apenas com a sua força de trabalho para vender. O trabalho assalariado existiu desde a Antiguidade, Mas não de forma extensiva como no capitalismo.

No século XIX, o pensador alemão Karl Marx (1818-1883) chamou a atenção para a importância das condições materiais (econômicas) de existência na formação das sociedades. Segundo ele, antes de fazer poesia e formular idéias filosóficas, o ser humano precisa alimenta-se e garantir sua sobrevivência.

Bens e serviços

Quando vamos a um supermercado comprar alimentos, produtos de limpeza ou eletrodomésticos estamos ad¬quirindo bens. Em contrapartida, quando pagamos a passagem de ônibus ou uma consulta médica, estamos comprando serviços.

Bens são todas as coisas materiais colhidas na natureza ou produzidas para satisfazer necessidades humanas. Serviços são as atividades econômicas voltadas para a satisfação de necessidades e que não estão relacionadas diretamente à produção de bens.

Um vendedor de sapatos, por exemplo, presta o serviço de fazer chegar ao consumidor o produto do fabricante. Um médico, ao utilizar seus conhecimentos para tratar um paciente, está prestando um serviço. Um taxista em¬prega sua habilidade em conduzir veículos para o transporte de passageiros. Esses profissionais são prestadores de serviços.

Em qualquer atividade econômica, bens e serviços estão interligados. Uns dependem dos outros para que o sis¬tema econômico funcione. Bens e serviços resultam da transformação de recursos da natureza em objetos úteis à vida humana. E isso só ocorre por meio do trabalho nos processos de produção.

Produção, distribuição, consumo

Com nosso trabalho, somos capazes de produzir alguns bens e realizar serviços que eventualmente podemos utilizar. Entretanto, como um indivíduo isolado não é capaz de produzir tudo aquilo de que precisa, somos "obrigados" a viver em sociedade.

Coletivamente, as pessoas participam da vida econômica, tendo como prin¬cipais atividades a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços. Enquanto trabalham, os operários estão atuando na produção. Como compradores de bens e serviços, participam da distribuição. Quando conso¬mem esses bens e serviços, estão participando da atividade econômica na condição de consumidores.

Evidentemente, para que algum bem ou serviço seja oferecido no mercado, é necessário primeiro que seja produzido. Consideremos por exemplo, o processo produtivo de uma fábrica de móveis. Primeiro, a árvore (maté¬ria bruta) é derrubada e serrada em grandes pranchas. Em seguida, essas pranchas de madeira (matéria-prima) vão para a fábrica. Ali, são transformadas em bens mesas, cadeiras etc., por meio do trabalho dos operários, que utilizam ferramentas e equipamentos. Finalmente, esses bens são enviados à loja, que prestará o serviço de vendê-los ao consumidor.

Podemos dizer, portanto, que o principal fator do processo de produção é o trabalho.

O processo de produção é formado por três componentes principais associados:

• trabalho;

• matéria-prima;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com